O fisiculturismo, tanto em níveis amadores quanto profissionais, envolve uma série de práticas para maximizar o crescimento muscular, a força e a definição, incluindo o uso de esteroides anabolizantes.

De todas as práticas deste esporte que não possui antidoping, o uso de drogas, especialmente esteroides anabolizantes, é um tema de interesse e controvérsia.

Diante disso, iremos explorar, para fins unicamente de curiosidade, quais são as drogas anabolizantes mais utilizadas no fisiculturismo.

Quais são os anabolizantes mais comuns no fisiculturismo

Esteroides Anabolizantes

Os esteroides anabolizantes, ou esteroides anabólicos androgênicos (AASs), são derivados sintéticos do hormônio masculino testosterona.

Eles são utilizados para promover o crescimento muscular, melhorar o desempenho e acelerar a recuperação entre os treinos.

Vale dizer que seu uso pode trazer efeitos adversos de grande escala, especialmente quando administrados de maneira inadequada e quando há o abuso do seu uso.

Métodos de Uso

O uso contínuo de anabolizantes dentro do fisiculturismo pode resultar em problemas como tolerância, além de possivelmente inibir a produção natural de testosterona pelo corpo.

Assim, é disseminado no esporte que os atletas devem realizar diferentes estratégias de uso de anabolizantes para melhorar sua performance e prevenirem danos demasiados.

As estratégias de uso incluem:

  1. Ciclo: Consiste em tomar AAS em ciclos de 6 a 12 semanas, seguidos por um período de pausa de 4 semanas a vários meses.
  2. Empilhamento: Envolve a combinação de vários tipos de esteroides ou a incorporação de outros suplementos para maximizar os efeitos.
  3. Pirâmide: Os usuários aumentam gradualmente a dose até atingir um pico e, em seguida, reduzem a quantidade.

Tipos de esteroides anabolizantes

Existem até 32 tipos de esteroides anabolizantes listados em sites comerciais, cada um com diferentes usos e finalidades. Vale dizer que o assunto anabolizantes não engloba peptídeos, como GH, o hormônio do crescimento, ou estimulantes, como Clembuterol.

Quais são os anabolizantes mais comuns no fisiculturismo

A seguir, uma visão geral dos tipos mais comuns usados no fisiculturismo:

Esteroides anabolizantes orais

  1. Fluoximesterona (Halotestin): Conhecido como “Halo”, é usado para aumentar a força e possui grandes colaterais no fígado.
  2. Mesterolona (Proviron): Utilizado para melhorar a densidade muscular.
  3. Methandienona (Dianabol): Popularmente chamado de “Diana”, é um dos anabolizantes mais usados para ganho de massa muscular.
  4. Oxandrolona (Anavar): Conhecido como “Ox”, é usado para ganho de força e perda de gordura.
  5. Oximetolona (Hemogenin): Chamado de “Hemo”, é altamente eficaz para ganho de massa e densidade.
  6. Estanozolol (Winstrol): Conhecido como “Stano”, usado para definição muscular e aumento de força.  Também possui o ponto negativo de trazer danos para o fígado.
Quais são os anabolizantes mais comuns no fisiculturismo
Reprodução: laboratório Red Shark

Esteróides anaolizantes injetáveis

  1. Undecilenato de Boldenona (Equipoise): Conhecido como “Bold”, utilizado para ganho de massa muscular de qualidade.
  2. Enantato de Metenolona (Primobolan): Chamado de “Primo”, usado para ganho de massa magra.
  3. Decanoato de Nandrolona (Deca Durabolin): Popularmente conhecido como “Deca”, é usado para ganho de massa e melhora da recuperação.
  4. Fenpropionato de Nandrolona (Durabolin): Chamado de “NPP”, utilizado para ganho de massa rápida, sendo um primo da Deca Durabolin.
  5. Cipionato de Testosterona (Depo): Utilizado para aumentar os níveis de testosterona.
  6. Enantato de Testosterona (Enan): Usado para ganho de massa e força.
  7. Propionato de Testosterona (Prop): Utilizado para ganhos rápidos de massa muscular.
  8. Acetato de Trembolona (Finajet): Conhecido como “Tren”, é um dos esteroides mais potentes para ganho de força e massa.

Encerramos este artigo lembrando que este texto não possui nenhum viés de uso de anabolizantes. Estamos apenas focado em tratar o assunto como forma de curiosidade, sabendo que é algo disseminado no fisiculturismo.

Veja também: Segredo dos músculos? Conheça os 12 carboidratos mais consumidos por fisiculturistas