A indústria de jogos de futebol está prestes a passar por uma nova era no mundo gamer com a chegada do tão esperado FIFA 2K, desenvolvido pela 2K Sports.
A expectativa em torno deste jogo, que ainda não teve nem trailer revelado, não poderia ser maior, especialmente com a promessa de mais de 800 times licenciados e 35 ligas incluídas no jogo.
Porém, apesar da lista gigantesca de licenças, é importante ressaltar que estes não poderão incluir as principais ligas e times presentes no EA Sports FC, devido a contratos de exclusividade bilionários.
Além disso, tudo que foi divulgado até agora a respeito do game não foram fatos realizados por fontes autorais, como a Take-Two, ou a própria FIFA. Sendo assim, todas as informações a seguir foram baseadas em “leakers” de grande relevância no mundo gamer.
Take-Two pode colocar o FIFA 2K focado completamente em seleções
Os acordos de exclusividade da EA Sports com ligas como a Premier League, La Liga, Bundesliga, Serie A e Ligue 1 mostram que a 2K Sports terá um grande desafio nos contratos de ligas no FIFA 2K.
Esses contratos impedem que outros desenvolvedores utilizem esses mesmos ativos licenciados. Portanto, FIFA 2K terá que buscar outras alternativas para compor sua lista de clubes e competições.
A data de lançamento do FIFA 2K está prevista para antes da Copa do Mundo de 2026, um momento que pode alavancar a popularidade do jogo por conta da maior competição do mundo do futebol.
A 2K Sports pretende utilizar a Copa do Mundo como base do jogo, de forma semelhante ao que faz com a NBA no NBA 2K. Além disso, a empresa tem como foco, principalmente, as competições de seleções, incluindo a Eurocopa e a Copa América.
A ausência das principais ligas europeias pode ser vista como um obstáculo, mas também abre oportunidades para a 2K explorar ligas e clubes menos conhecidos.
A 2K pode investir em ligas que estão crescendo e mercados sub-representados, ampliando a diversidade com ligas como a Liga Árabe, o Brasileirão, a Liga Uruguaia e a Eredivise.
Vale destacar que a 2K Sports tem trabalhado para reforçar sua equipe de desenvolvimento. Até hoje, a empresa contratou 105 ex-produtores da EA, utilizando o conhecimento desses profissionais na criação de um jogo de futebol que possa competir diretamente com o EA Sports FC.
Ver essa foto no Instagram
Veja também: Modo de times clássicos pode ser o grande diferencial do novo FIFA 2K
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.