O mundo dos games de futebol tem um novo concorrente: UFL. Com o beta lançado nesta semana, os jogadores e os críticos já começaram a compartilhar suas opiniões nas redes sociais.
O jogo promete ser um rival a altura para o EA FC 25, e as primeiras impressões trazem uma mistura de elogios e críticas que podem deixar quem ainda não jogou com grandes expectativas para testar o UFL.
UFL consegue misturar o bom do PES no Ultimate Team
Uma das principais características enfatizadas pelos jogadores que testaram a beta do UFL foi a jogabilidade.
A maioria dos comentários acabaram mostrando que o UFL tem uma jogabilidade mais lenta, mas muito responsiva.
Isso significa que, embora as ações no campo possam parecer um pouco mais deliberadas, os comandos respondem bem às entradas do jogador, proporcionando uma experiência fluida. Algo que foi bastante visto nos tempos áureos de PES.
“A jogabilidade é mais lenta, mas muito responsiva. Nenhum problema de servidor/lag, apenas algumas falhas visuais (é uma versão beta).” Disse um jogador no Twitter.
Outro aspecto elogiado foi a variedade de maneiras de marcar gols. Isso indica que o jogo oferece múltiplas estratégias, evitando a repetitividade comum em alguns jogos de futebol.
No antigo FIFA, por exemplo, a estratégia de ir até a linha de fundo e tocar para trás era algo recorrente em partidas online.
Além disso, a defesa no UFL também recebeu atenção. Embora a dividida tenha sido considerado consistente, o sistema de carrinho foi visto como um pouco desafiador, o que pode requerer mais prática dos jogadores para dominar. Afinal, qualquer erro pode custar um cartão.
Os gráficos do UFL também foram comparados com os do EA FC 24, com alguns jogadores afirmando que são tão bons, senão melhores.
“Os gráficos são WOW – tão bons quanto o FC 24, se não melhores.”
Além dos gráficos, os menus do jogo foram descritos como simples e limpos, facilitando a navegação e o uso das funcionalidades do jogo.
Táticas e mercado do UFL
Uma diferença bem grande apontada pelos jogadores é a profundidade das táticas no jogo. As táticas do game mostram instruções específicas de marcação para defensores, algo que muitos consideraram um avanço em relação ao EA FC.
Por outro lado, o mercado de transferências do UFL trouxe algumas reações mistas.
Embora o sistema de preços fixos, semelhante ao de 2K, seja visto como uma mudança positiva para reduzir o modelo de “pay-to-win” (P2W), alguns jogadores não gostaram da impossibilidade de vender jogadores.
As críticas mais contundentes vieram sobre o design das cartinhas e as classificações. Algumas escolhas foram vistas como ilógicas e mal equilibradas, o que pode prejudicar a imersão e a competitividade.
“Eu odeio o fato de todos os cartões terem designs diferentes, tamanhos de imagem, fontes para nomes e que as classificações são totalmente ridículas, mesmo para um beta. Quero dizer, vamos lá, Nunez tem 88, Rudiger tem apenas 83 classificação?”
UFL é bom?
Apesar das críticas, o feedback geral sobre o game foi positivo. Muitos jogadores apreciaram o novo ar que o jogo trouxe ao gênero, especialmente considerando que ainda está em fase beta.
A expectativa é que esses problemas sejam corrigidos antes do lançamento oficial.
Ver essa foto no Instagram
Veja também: Desenvolvedor fala a verdade sobre o Modo Carreira do novo jogo de futebol
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.