Os Jogos Olímpicos de e-Sports podem realmente acontecer e estão ganhando mais e mais espaço com a aproximação dos jogos de Paris.

Há um mês, ocorreu a 142ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), onde foram discutidos vários temas do mundo esportivo.

Um dos assuntos que se destacou, especialmente para os fãs de jogos digitais, foi a proposta de criar os Jogos Olímpicos de e-Sports.

Durante as discussões sobre como esse evento funcionaria, também foi mencionada a possibilidade de iniciar estudos para selecionar um país para sediar os Jogos Olímpicos de e-Sports.

Esports: COI propõe revolução nos Jogos Olímpicos
IconSport

A criação dos Jogos Olímpicos de e-Sports

Na reunião de sexta-feira, ficou decidido que será estabelecida uma nova estrutura dentro do COI exclusivamente dedicada ao estudo dos Esports como parte dos Jogos Olímpicos, separada do modelo tradicional.

O presidente do COI, Thomas Bach, revelou estar muito animado com o entusiasmo da comunidade de esports em relação à iniciativa de criar este evento.

Com a criação dos Jogos Olímpicos de e-Sports, o COI dá um grande passo em frente e acompanha o ritmo da revolução digital. Estamos muito entusiasmados com o entusiasmo com que a comunidade de esportes eletrônicos representada em nossa Comissão de esportes eletrônicos se envolveu com esta iniciativa

Esports: COI propõe revolução nos Jogos Olímpicos
IconSport

O presidente também afirmou que a criação dos Jogos Olímpicos de e-Sports é uma grande demonstração do atrativo da marca olímpica e também destaca todos os valores principais que ela representa.

Esta é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa. No que diz respeito aos esportes eletrônicos, nossos valores são e continuarão sendo a linha vermelha que nunca cruzaremos

Sonho dos Jogos Olímpicos de e-Sports é antigo

A parceria entre o Comitê Olímpico Internacional e os esports começou em 2018, com um fórum em Lausanne, na Suíça, para discutir o tema. Três anos depois, o COI formou uma comissão dedicada aos esportes virtuais.

Em 2023, ocorreu a primeira edição da Semana de Esports Olímpicos, em Singapura. O evento, organizado pelo Comitê Olímpico Internacional, aconteceu de 22 a 25 de junho e incluiu debates, encontros de atletas de esports, campeonatos em dez modalidades e partidas de exibição. A França foi a grande campeã, com quatro medalhas.

Os campeonatos faziam parte das Olympic Esports Series 2023, que começaram em 2021 e tiveram suas primeiras finais presenciais durante a Semana de Esports Olímpicos.

Todos os jogos eram simuladores virtuais de esportes tradicionais ou envolviam atividade física. Vale ressaltar que, jogos populares como Counter-Strike: Global Offensive (CS: GO) e League of Legends não foram incluídos.

Jogos Olímpicos de e-Sports no EAU

O Comitê Olímpico Internacional (COI) revelou, nesta sexta-feira, a criação dos Jogos Olímpicos de e-Sports, cuja primeira edição será realizada na Arábia Saudita em 2025.

Em parceria com o Comitê Olímpico Nacional da Arábia Saudita, o evento será realizado regularmente durante um período inicial de 12 anos, embora a periodicidade das competições ainda não tenha sido especificada.

A definição dos detalhes, como cidade-sede, local, duração do evento, jogos a serem disputados e processo de classificação, será feita em breve.

O COI informou que as federações internacionais e comitês olímpicos nacionais que já incluem e-Sports em suas atividades poderão participar.

Veja também: Péssimo ou excelente: especialistas dão opiniões sobre beta do UFL, novo rival do EA FC

Avatar de Raphael Almeida
Autor Raphael Almeida

Repórter da Web Rádio Bate Fundo Esportivo, que conta com mais de 700 mil inscritos no YouTube. Com experiência em veículos como Futebol na Veia, SPFC 24 Horas, PL Brasil e Minha Torcida. Colabora com Lakers Brasil e Esportelândia desde 2023.