Após 15 jogos realizados em três edições dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, o Brasil celebrou sua primeira vitória olímpica em curling nesta segunda-feira, 22 de janeiro, em Gangwon 2024.

A equipe mista, composta por Pedro Ribeiro (Skip), Julia Gentile (Vice-skip), Guilherme Melo (Fourth), e Rafaela Ladeira (Lead), superou a Alemanha por 6 a 4, marcando novos recordes históricos para a nação verde-e-amarela.

Brasil fazendo história! Primeira vitória olímpica é conquistada em Gangwon 2024

Brasil vence no curling em Gangwon 2024

Os jovens atletas, com uma média de 15 anos, proporcionaram um desempenho altamente considerável no curling e conseguiram a vitória, algo nunca antes alcançado pelo Brasil no curling olímpico.

O placar de 6 a 4 também evidencia leva a uma série de recordes quebrados durante a partida de Gangwon 2024.

Brasil fazendo história! Primeira vitória olímpica é conquistada em Gangwon 2024
International Olympic Committee

A equipe, a mais jovem entre os participantes da competição, fez história ao jogar 8 ends, ultrapassando as expectativas iniciais e mostrando um verdadeiro potencial de evolução que pode ser crucial para o desenvolvimento do curling brasileiro num futuro próximo.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) soltaram nota sobre o feito, admitindo que estão buscando incentivar a prática do curling entre os jovens brasileiros.

Além disso, as entidades falaram que visam renovar a equipe para competições internacionais nos próximos anos, usando a participação em Gangwon 2024 como o pontapé para o crescimento da modalidade no país.

Veja também: HISTÓRICO! Brasil conquista sua 1ª medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude

Curling em Gangwon 2024

O Brasil estreou nos Jogos de Inverno da Juventude enfrentando a Coreia do Sul (17×1), uma das potências no esporte. Apesar das derrotas subsequentes para Canadá (14×0) e Dinamarca (10×1), a vitória sobre a Alemanha marcou os aspectos importantes, já mencionados, para o Brasil.

Brasil fazendo história! Primeira vitória olímpica é conquistada em Gangwon 2024
International Olympic Committee

Além do sucesso no curling, os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de Gangwon 2024 têm sido marcados por outras conquistas para o Brasil.

Veja também: Brasil é desclassificado em meio a confusão na prova da patinação de velocidade dos Jogos Olímpicos

A medalha inédita de Zion Bethonico no snowboard cross, por exemplo, e a participação de Lucas Koo na patinação, mostram como o país, mesmo tropical, está conseguindo avanços nos esportes de inverno.

Avatar de Gustavo Gama
Autor Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.