O lendário nadador brasileiro, César Cielo, receberá o título de membro do Hall da Fama da Natação Internacional, o International Swimming Hall of Fame. Entre tantos títulos Mundiais e medalhas olímpicas, o “Michael Phelps brasileiro”, que terá a presença da própria lenda americana, terá seu nome imortalizado em setembro deste ano. Confira mais a seguir.

César Cielo no Hall da Fama da Natação Internacional

Foto: Best Swimming - César Cielo no recorde dos 50m em 2009
Foto: Best Swimming – César Cielo no recorde dos 50 m em 2009

Desde já, César Cielo não é o único brasileiro no Hall da Fama da Natação InternacionalMaria Lenk e Gustavo Borges já tiveram a honra. Dessa forma, como o terceiro na história entre os brasileiros, César empodera a bandeira do Brasil novamente com este reconhecimento no esporte.

Parte da classe 2023 dos imortais no Hall da Fama, Cielo entrará na mesma sala que ilustres nomes como de Matt Biondi, Mark Spitz e… Michael Phelps. De fato, o dono de 28 medalhas olímpicas não estava no Hall da Fama, mas entrará junto do brasileiro este ano.

Ter César Cielo nesta turma é um reconhecimento além do pessoal. É um argumento a mais de que o lendário nadador é o maior de todos no nível nacional. César pode não ser o maior da história ou superior a Phelps, porém é considerado o maior na história da natação brasileira.

Conquistas de César Cielo

Com medalhas olímpicas, inclusive de ouro, diversos títulos Mundiais e recordes estabelecidos durante sua vitoriosa carreira, César Cielo reforça o porquê foi um grande nadador e que o Brasil é um país de renomados atletas do esporte.

Em suma, algumas das façanhas que contribuíram para o brasileiro receber a indução no Hall da Fama da Natação Internacional foram:

  • 3 medalhas nos Jogos Olímpicos: ouro pelos 50 m livres nos Jogos Olimpícos Beijing 2008, bronze nos 100 m livres em Beijing 2008 e bronze via 50 m livres nas Olimpíadas Londres 2012;
  • 11 medalhas de ouro em mundiais;
  • Recorde mundial ativo: o brasileiro continua como recordista dos 50 m livre mundial com seus 20”91 em 18 de dezembro de 2009 no CBDA Open — Campeonato Brasileiro.

Hall da Fama da Natação Internacional anuncia novos membros

Foto: Fort Lauderdale Beach
Foto: Fort Lauderdale Beach

O brasileiro receberá mais esta honraria em breve, porém não sozinho. Como dito, a lenda americana, Michael Phelps, estará presente na cerimônia também. Isto, pois o dono de 23 medalhas de ouro olímpicas está na mesma classe de indicados ao Hall da Fama da Natação Internacional.

Em síntese, há indicados das mais variadas categorias da natação e nacionalidades. De certa forma, Cielo ganha mais prestígio ao entrar nessa classe de indicados, por ser o único brasileiro enquanto os estadunidenses praticamente dominam o grupo. Além de Phelps e Cielo, outras importantes personalidades são:

  • Natação: Kosuke Kitajima (JPN), Missy Franklin (USA) e Kristy Coventry (ZIM);
  • Salto ornamental: Wu Minxia (CHN);
  • Nado Sincronizado: Natalia Ischenko (RUS);
  • Polo aquático: Heather Petri (USA);
  • Águas abertas: Stèphane LeCat (FRA);
  • Paralímpico: Trischa Zorn (USA).

Hall da Fama da Natação Internacional homenageia técnicos lendários

Cabe dizer que os técnicos Bob Bowman (USA), técnico de Michael Phelps, e Chris Carver (USA) também serão imortalizados na cerimônia.

A título de informação, Bob Bowman foi o único treinador na vida de Phelps. Portanto, se Michael tornou-se Michael Phelps, muito se passou pelas mãos de Bob Bowman.

Em relação a Chris Carver, a técnica é responsável por cerca de 14 medalhas de ouro pela equipe de nado Sincronizado dos Estados Unidos, além de obter a primeira nota 100 na história das Olimpíadas.

Enfim, a cerimônia que prestigiará os novos imortais na natação internacional acontecerá em Fort Lauderdale, Flórida, Estados Unidos, durante os dias 29 e 30 de setembro.

+ confira também: Daniil Medvedev x Frances Tiafoe – Palpite e prognóstico – 18/03

Foto destaque: Divulgação/Aaron Tura