A InBev surpreendeu o mundo esportivo ao anunciar que sua cerveja sem álcool, Corona Cero, será a cerveja oficial das Olimpíadas 2024, de Paris.
A gigante da cerveja, conhecida por marcas como Budweiser, Corona e Stella, também confirmou que terá posição atuando como Parceiro Olímpico Mundial, o nível mais alto de patrocínio do maior evento esportivo.
Assim, irá acabar abrangendo os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 em Milão e os Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles. Além, claramente, das Olimpíadas 2024.
Patrocínio de cervejas marca época pré-Olimpíadas 2024
Michel Doukeris, CEO da AB InBev, expressou orgulho em ser o primeiro patrocinador de cerveja a atingir o status de Parceiro Olímpico Mundial em nota oficial emitida pela empresa.
No entanto, vale destacar que os detalhes financeiros do acordo sobre o patrocínio das Olimpíadas 2024 não foram divulgados.
Obviamente, a escolha da Corona Cero, sem álcool, como a cerveja oficial dos Jogos mostra e reflete a direção ao consumo responsável e à moderação de álcool globalmente.
A cervejaria tem em vista mostrar como a opção sem álcool é uma alternativa responsável, ainda mais visando atletas de alto rendimento.
Ver essa foto no Instagram
A estratégia inédita realizada pela AB InBev busca enfatizar o consumo baixo de álcool como parte de sua estratégia global de responsabilidade social.
Empresas globais, incluindo AirBnb, Alibaba e Coca-Cola já se estabeleceram como principais patrocinadores das Olimpíadas, porém, a marca de cerveja é inédita nesse assunto.
Os patrocínios além do mundo esportivo
Outro ponto que vale destaque sobre o assunto é que a decisão de associar a marca de cerveja às Olimpíadas 2024 ressalta a diversidade de patrocínios presentes nos eventos esportivos de grande escala.
De fato, as empresas que acabam custeando parte do espetáculo são de setores que vão além do esporte em si.
A estratégia de marketing, visando o lado empresarial, também vale menção. Mesmo em eventos esportivos de grande escala, a escolha de produtos do dia a dia, como cervejas, tem um papel grande na experiência dos espectadores.
Veja também: Atletas trans nas Olimpíadas 2024: regras e restrições
De fato, comerciais de uma cerveja sem álcool durante um evento desta escala acaba crescendo a aceitação e popularidade dessas opções, o que, visando saúde, é algo benéfico.
Por fim, vale mencionar, a título de curiosidade, a importância cultural do consumo de cerveja em eventos esportivos, um fator que, em alguns casos, pode gerar decepção entre os fãs. Como foi evidenciado na proibição de venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa do Mundo de 2022 no Catar.
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.