Em primeiro lugar, o Paulistano venceu a Unifacisa fora de casa na noite do último sábado (11), em plena Arena Unifacisa, em Campina Grande, na Paraíba. Assim, o armador do CAP, Felipe Ruivo admitiu que tiveram dificuldades com lesões e falta de entrosamento na temporada.
A saber, o clube vinha de derrota para o Fortaleza BC na última quinta-feira (9), também fora de casa, por 72 x 69, em um jogo muito pegado, com direito a prorrogação. Este havia sido o segundo revés seguido do Paulistano, que havia perdido por dois pontos, em casa, para o Brasília. Então, Ruivo mencionou a evolução do time e a mudança de mentalidade em exclusiva ao Esportelândia.
Fizemos um jogo com prorrogação contra Fortaleza e a viagem realmente foi desgastante. Mas sabíamos da importância de conquistar uma vitória contra a Unifacisa, ainda mais fora de casa. Não estamos vindo de bons resultados. Então, entramos em quadra com a mentalidade de mudar a maré e colocá-la a nosso favor.
Por outro lado, exaltou o trabalho do técnico Demétrius Ferracciú no comando do time. Decerto, a mudança de mentalidade está na cabeça dos atletas, mas a motivação do treinador é fundamental, principalmente em momentos de oscilações e falta de confiança do time:
Demétrius pediu para que entrássemos com uma postura de time vencedor. Que mantivéssemos nossa confiança, independente de qualquer coisa. Acho que conseguimos aplicar bem as instruções que ele nos passou.
Em suma, Ruivo foi um dos destaques do Paulistano na vitória sobre a Unifacisa com 18 tentos marcados, sendo o 2º maior pontuador do time e o 3º do jogo. Além disso, liderou o time em bolas de três (4). O CAP volta a quadra nesta terça-feira (14), às 20h (horário de Brasília), contra o Pinheiros, fora de casa.
Foto destaque: Divulgação / Paulistano
Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.