Antes de tudo, Franca x Flamengo se enfrentaram, nesta última quinta-feira (9), pela final da NBB 2021/22, no Poliesportivo Pedro Morilla Fuentes, Franca, Brasil. O mandante abriu o placar, ficou atrás apenas uma vez e terminou na frente. Os visitantes deram muito pouco trabalho, deixando o título desta temporada escapar e ficar com o Franca por 80 x 65.

Assista aos melhores momentos de Franca x Flamengo

1º quarto: com chuva de bolas de três, Franca abre 20 pontos de vantagem e vence por 28 x 8

Antes de tudo, Jhonatan inaugurou o marcador para o Franca. Por outro lado, Olivinha respondeu anotando dois tentos e Faverani virou para o Flamengo. Porém, foi a única vez que o Fla ficou na frente, afinal, daí em diante o Franca abriu uma vantagem larga. Assim, Lucas Mariano meteu duas bolas de três e foi distanciando o time do placar. Jhonatan conseguiu mais uma de três e Scala duas seguidas. Dessa forma, o Franca fechou o 1º quarto com incríveis 28 x 8.

2º quarto: Flamengo melhora, chega perto de vencer o quarto, mas Franca vira no fim e amplia diferença para 23 pontos

Com 20 pontos de desvantagem, o Flamengo precisava de qualquer forma diminuir a diferença para seguir sonhando com a vitória e forçar o quinto jogo. Entretanto, perdeu mais um quarto, desta vez mais comedido, por 21 x 18. Assim, Lucas Mariano soltou mais uma bola de três e Scala acertou mais dois. Dar Tucker descontou para o Flamengo marcando cinco pontos, mas o Franca devolveu na mesma moeda. Vindo do banco, Adyel acertou outra de três para os mandantes e Georginho outros dois. Olivinha e Rafa Mineiro diminuíram para o Fla, até que Márcio entrou no jogo e começou a se destacar pelo lado francano anotando quatro tentos com uma cravada que levantou a torcida. Mineiro chegou a marcar sete pontos e colocou o Flamengo na frente no quarto. Contudo, antes do fim, Lucas Dias marcou quatro pontos e trouxe a vantagem no quarto de volta para o Franca: 21 x 18 no quarto e 49 x 26 para o Franca.

3 quarto: Flamengo vence o quarto, mas fica longe de tirar a diferença que seguia de 21 pontos

Após o intervalo, o Flamengo vivia a expectativa de ser motivado pelo técnico multicampeão do NBB e atual campeão do NBB e da Seleção Brasileira, Gustavinho, mas não teve sucesso. Entretanto, apesar disso, venceu o 3 quarto. A princípio, foi Márcio quem mandou pelo Franca em bola de três. JP Batista descontou para o Fla, mas Márcio tornou a marcar pelos anfitriões e Lucas Dias ampliou. Em contrapartida, Olivinha marcou pelo Fla, mas estava longe de fazer a partida de 27 pontos do jogo 3. Assim, Jhonatan acertou dois lances livres e aumentou para o Franca. Rafa Mineiro jogava praticamente sozinho pelos cariocas e mandou outra de três. Márcio acertou outros quatro lances livres para o Franca e despontava como grande nome do Franca no quarto, mas Mineiro marcou outra bola de três para o Fla e Faverani cravou para o time respirar. Scala voltou do banco e mandou outra de três para os donos da casa. Em conclusão do quarto, o argentino Balbi mandou outra de três que deixou o Flamengo em vantagem no quarto, vencendo por 19 x 21.

4º quarto: Flamengo vence o tempo, mas não a partida

No 4° quarto, o Flamengo foi para o desespero e tentou de toda as formas vencer, exceto partir para a baixaria. Jogou limpo, mas não conseguiu tirar a diferença. Olivinha conhecido como o Deus da Raça que talvez pudesse ser o herói nos últimos suspiros da Nação não conseguiu fazer o atípico do último jogo. Bem longe da exibição dos 27 pontos, viu seu povo cair do olimpo. Batalha perdida e guerra também. Assim sendo, o Franca ganhou o jogo, campeonato e viu seu representante se tornar o novo rei, ou melhor Deus do olimpo, com Lucas Dias sendo coroado o King of the Finals ao fim da glória. Final: Franca 80 x 65 Flamengo.

Franca x Flamengo – E agora?

A saber, com a conquista, o Franca voltou a ser campeão brasileiro de basquete depois de 23 anos e, por incrivel que pareça, levantando pela primeira vez a competição no novo formato, disputado desde 2008. A equipe paulista agora tem 12 títulos nacionais, enquanto o Flamengo 8.

Foto destaque: Reprodução/Live Basketball BR