Em primeiro lugar, o Franca venceu o Flamengo no jogo 4 das finais do NBB 2021/22 e foi campeão do NBB pela primeira vez em sua história. A saber, com a vitória no duelo Franca x Flamengo, esse é o 12° título da equipe francana em Campeonatos Brasileiros, pois venceu 11 vezes no formato antigo. Dessa forma, vence o NBB pela primeira vez nesse novo formato.
Sobre o jogo 4: Franca vence Flamengo
Sobre o jogo 4, frente ao Flamengo, o Franca já havia vencido duas vezes e perdido uma. Assim, jogando em casa, no Pedrocão, com casa cheia, os mandantes não deram chance para o azar e garantiram o título praticamente no 1° quarto. Isso porque fez 28 x 8 no início, com show de bolas de três, principalmente do Lucas Mariano, Jhonatan e Scola. Além disso, Lucas Dias também se destacava em rebotes.
2° quarto apertado
A partir do 2° quarto, o jogo foi se desenhando mais parelho. O Flamengo até melhorou, mas Franca vence Flamengo. Rafa Mineiro, do Fla, jogava praticamente sozinho, enquanto outros atletas do time paulista estavam combinando bem em pontuação. Apesar da melhora, nos últimos instantes do quarto o Franca passou a frente, ampliando a vantagem para 23 pontos.
Já no quarto pós-intervalo, nem a bronca de Gustavo Gustavinho deu certo para o Flamengo que chegou a vencer o quarto, mas estava muito distante da vitória. Assim, o jovem Márcio surgiu para o mundo do basquete mostrando-se uma revelação do Franca e chamando a responsabilidade. Do mesmo modo, Lucas Dias chamava a atenção com pontos e rebotes.
Por fim, no quarto final, só coube ao Franca administrar a longa vantagem e erguer o braço. Lucas Dias, de fato, foi o destaque do time, sendo eleito MVP das finais e fazendo um duplo-duplo neste jogo do título, com 19 pontos e 14 rebotes, único a fazer tal marca nas finais. O título coroa a melhor campanha da fase regular e também das finais, pois se sagrou campeão.
Foto destaque: Divulgação/NBB