Draft da NBA de 2023 está marcado para o dia 22 de junho. Após a loteria definir a ordem das escolhas, as franquias da liga terão a oportunidade de contratar novas promessas para a próxima temporada. Portanto, contaremos um pouco da história de uma das principais promessas do basquete canadense, o ala-pivô/ala Leonard Miller, presente no Draft deste ano, que já passou inclusive pelas quadras brasileiras.

A promessa Leonard Miller

Nascido em 26 de novembro de 2003, Miller nasceu em Scarborough, Ontário e jogou basquete, vôlei e golfe durante sua infância.

Ele jogou basquete na Thornlea Secondary School em Thornhill, Ontário, ajudando o time a ganhar o título do National Junior Circuit em março de 2019.

Miller foi transferido para a Wasatch Academy em Mount Pleasant, Utah, para enfrentar uma competição mais forte, mas recebeu um tempo de jogo limitado. Ele foi transferido para o Victory Rock Prep em Bradenton, Flórida, antes de perder vários meses devido a uma fratura no pulso direito em novembro de 2020, que exigiu cirurgia.

Dessa forma, Leonard optou por jogar uma temporada de pós-graduação na Fort Erie International Academy em Fort Erie, Ontário e não tinha ofertas de faculdade no momento em que tomou a decisão. Ele se tornou a estrela do time e recebeu mais de 25 ofertas de programas universitários.

Além disso, a atleta canadense levou Fort Erie a um título da Ontario Scholastic Basketball Association e foi eleito o jogador mais valioso da liga. Ele foi selecionado para jogar pela Seleção Mundial no Nike Hoop Summit. Em 23 de abril de 2022, ele se declarou para o Draft da NBA de 2022.

Recrutamento

Miller foi considerado um recruta cinco estrelas pela Rivals e um recruta quatro estrelas pela 247Sports.

Em 31 de maio de 2022, ele anunciou que buscaria opções profissionais em vez de jogar basquete universitário.

NBA G-League Ignite

Em 7 de setembro de 2022, Miller assinou um contrato com a NBA G League Ignite. Ele foi nomeado para o próximo jogo inaugural da G League para a temporada 2022–23.

Passagem de Leonard Miller pelas quadras brasileiras

Miller conquistou a medalha de prata com o Canadá no Campeonato Fiba Sub-16 das Américas de 2019 no Brasil, disputado na cidade de Belém, capital do Pará.

Em suma, o jovem canadense terminou a competição com média de 4,2 pontos, 1.3 rebotes e 0.2 assistências por jogo.

Draft 2023

Miller, em síntese, é um dos mais particulares e interessantes prospectos da classe. O seu desenvolvimento pode partir em diferentes direções, então a equipe que vai selecioná-lo terá um papel fundamental no jogador que vai se tornar.

Avatar de Amanda Mânica
Autor Amanda Mânica

Jornalista esportiva formada em direito, com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida e FutDados. Criadora do Futebol Só Delas.