O basquete é uma modalidade esportiva amplamente apreciada e praticada em todo o mundo, encontrando um lugar especial no coração dos brasileiros. A competição profissional no país se reestruturou em 2009, e assim nasceu o Novo Basquete Brasil (NBB) a principal competição da categoria no país.

Nesse contexto, está quarta-feira (11), marcou o evento de apresentação da 16ª edição do torneio, que está programada para começar em outubro. A temporada promete ser repleta de jogos acirrados e emoções.

O Esportelândia esteve presente no evento e conduziu uma entrevista com Demétrius Ferracciú, treinador do Paulistano. O comandante compartilhou suas expectativas para a equipe na temporada e avaliou o nível do atual do NBB. Confira!

A 16ª temporada do NBB

A temporada 2023/2024 do Novo Basquete Brasil promete grandes emoções e duelos eletrizantes para todas as torcidas do país. Em sua 16ª edição, o NBB vai ter a participação de 19 equipes: União Corinthians, Brasília, Vasco da Gama, Paulistano, Corinthians, Flamengo, São José, Franca, Minas, Mogi, Cerrado, Botafogo, Pato Basquete, Pinheiros, São Paulo, Fortaleza B. C., Caxias do Sul, Unifacisa e Bauru.

O formato de disputa é da seguinte forma: As 19 equipes se enfrentarão duas vezes, com um jogo em casa e um fora, resultando em 36 rodadas na primeira fase. Após a fase classificatória, o campeonato avançará para os playoffs, uma fase eliminatória. Nessa etapa, 16 equipes disputam as oitavas de final, em séries de melhor de três partidas.

Já as quartas de final, semifinais e a grande final ocorrerão em séries de melhor de cinco partidas. Vale mencionar que a Copa Super 8, um torneio de intertemporada, está programada para janeiro de 2024, com a participação das oito equipes melhor classificadas na fase regular.

Demétrius Ferracciú espera um NBB muito equilibrado

Na última temporada do NBB, o Paulistano chegou ate as quartas de final da competição, onde foi eliminado pelo 123 Minas. O time comandado por Demétrius Ferracciú fez grandes apresentações e terminou o torneio com 25 vitórias em 40 jogos.

Com tamanha performance do Paulistano, Carlos Soares, repórter do Esportelândia,  perguntou para Demétrius quais eram as expectativas para a nova temporada do NBB. Prontamente, o treinador responde que era manter a confiança e o nível de jogo: 

Manter o mesmo nível de basquete que jogamos no ano passado, quando terminamos entre os cinco melhores do país, brigando nas quartas de final na última bola do quinto jogo. A gente sabe que esse ano o nível melhorou do NBB, os times se reforçaram, mas ao mesmo tempo estamos confiantes para além de manter a nossa base e estrutura, manter o nível do nosso jogo para que a gente possa ganhar os jogos importantes e se manter entre os cinco, seis primeiros colocados”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Os principais obstáculos do Paulistano no NBB 2023/24

O comandante da equipe de São Paulo pontuou os reforços dos adversários e o aumento da dificuldade da competição, que tende a aumentar. Neste sentido, Carlos Soares questionou quem poderia ser a pedra no sapato da equipe de Demétrius Ferracciú. Logo, o técnico dividiu os obstáculos em duas frentes:

São vários fatores que a gente pode considerar de adversários, por exemplo, o número de equipes, a sequência de jogos, as viagens. Vai ser um campeonato diferente, nunca jogado dessa maneira, com tantas equipes, então isso vai ser um fator de desafio grande. Acho que a equipe que tiver mais jogadores no elenco bem homogêneo vai levar uma vantagem, pelo número de jogos”.

Além disso, Ferracciú também atribuiu as equipes favoritas a fazer grandes jogos e propor dificuldades ao Paulistano rumou ao primeiro objetivo que é ficar entre os seis primeiros colocados:

Em termos de equipes elas evoluíram, melhoraram, a gente não pode deixar nunca de falar de Franca, Flamengo, Minas e São Paulo, que é um pelotão muito forte. E ali, num pelotão mais intermediário, as equipes também se reforçaram e com certeza vão ser confrontos importantes para se manter ali entre os seis primeiros colocados”.

Que tal se aprofundar mais ainda no Basquete? Confira mais na Esportelândia: