O Brasil entrou em quadra mais uma vez em preparação para a Copa do Mundo de Basquete, disputando a Solidarity Cup. Na ocasião, a seleção enfrentou a Sérvia nesta segunda-feira (21) e perdeu a partida, por 89 x 85.

Ao todo, a seleção disputou cinco partidas como forma de aquecimento para o Mundial. Foram três vitórias e duas derrotas nos confrontos. O Brasil faz sua estreia na Copa no próximo sábado (26), diante da seleção do Irã.

Confira os melhores momentos de Brasil x Sérvia:

Na partida, Benite foi o principal cestinha do Brasil, anotando 17 pontos, seguido por Bruno Caboclo com 16. O jogo foi bastante equilibrado, sendo decidido a partir do último minuto.

Após o duelo, o técnico da seleção brasileira, Gustavo de Conti, fez uma avaliação geral bastante positiva dos jogos do Brasil. Além disso, acrescentou que as partidas foram importantes para fazer todos os testes.

Mais do que os rivais duríssimos, a maneira como jogamos é muito positiva. Pudemos fazer todos os testes, analisar o grupo, e temos um saldo muito positivo dessa preparação. Vamos fortes para o Mundial, sabendo o tamanho do desafio, dos rivais, mas com muita confiança base grupo que já mostrou o que pode entregar. 

Brasil encerra preparação para Copa do Mundo de Basquete com saldo positivo, mas alerta
Gustavo de Conti em sua apresentação como novo técnico da seleção em setembro de 2021. Foto: CBB

Vaga nas Olimpíadas pela Copa do Mundo

Um dos caminhos que o Brasil pode chegar nos Jogos Olímpicos de Paris é buscando a classificação via Copa do Mundo. Dessa maneira, a seleção precisa estar entre as duas melhores seleções das Américas.

Caso o contrário, pode conseguir a vaga por meio do Pré-Olímpico, que é uma competição com países dos outros continentes.

O Brasil não conseguiu classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Na ocasião, a seleção perdeu na decisão do Pré-Olímpico para a Alemanha, por  75 x 64, disputado em Split, na Croácia.

Argentina fora das Olimpíadas

Além de não ter conseguido se classificar para a Copa do Mundo de 2023, a Argentina passou por mais um vexame. Dessa vez, perdeu para Bahamas, por 82 x 75 na decisão da Qualificação das Américas para o Pré-Olímpico. Dessa forma, também não vai disputar os Jogos de Paris, pela primeira vez, desde Sydney 2000.