Após o sorteio realizado pela FIBA (Federação Internacional de Basquete) e a definição do grupo juntamente com dos adversários da seleção brasileira masculina, o técnico Gustavo de Conti abre o leque de possibilidades. Segundo ele, é possível conquistar uma das quatro vagas restantes para as Olimpíadas 2024 e não seria nada a se surpreender.
Nós não somos os favoritos, mas estamos no nível das seleções de Montenegro e Geórgia. Um pouco abaixo da Letônia, mas eu diria que somos tão competitivos que teríamos chance de ganhar não só um jogo deles, mas também vencer mais em um possível playoff. Não vai ser fácil, mas não seria zebra alguma se a gente conseguisse essa vaga para a Olimpíada.
Trabalho árduo para o basquete do Brasil
No grupo B junto com Camarões e Montenegro, o treinador brasileiro tem consciência de que não será uma tarefa fácil, devido o nível das outras equipes internacionais. Porém, pontuou que o Brasil pode competir de igual para igual e que pode realizar uma boa campanha.
Não tinha muito o que escolher nesse sorteio. O basquete internacional está muito equilibrado. Apesar disso, eu vejo o Brasil competitivo e com chances. Se entrássemos em uma chave que tivesse uma equipe que é um bicho papão, seria um problema, mas o Brasil está muito próximo das outras equipes. É um Pré-Olímpico que a gente pode competir muito bem.
Estudando os adversários
Gustavo de Conti revelou que a seleção brasileira vem realizando um trabalho bem paciente de analisar as equipes adversárias. Algo que pode ser bem produtivo para o time criar técnicas de ataque e defesa.
Montenegro, Geórgia e Letônia têm como tradição o jogo coletivo, não centralizado em alguém. Temos conseguido mapear cada vez mais as seleções africanas, mas a de Camarões não. Precisaremos esperar um pouco mais de tempo para saber quais serão os convocados. Montenegro tem pivôs muito bons, como o Vucevic e o Dubljevic, e que podem desequilibrar. A Geórgia tem Shengelia e Shermadini e fez bons jogos no Mundial, é uma seleção coletivamente muito forte. A Letônia é a grande favorita, até por estar jogando em casa e por ter feito uma grande Copa do Mundo, mesmo sem o Porzingis. Recentemente, o armador teve uma lesão grave. Filipinas é uma seleção parecida com a de Camarões, mas também tem jogadores naturalizados.
A competição com 12 equipes tem início no dia 02 de julho seguindo até 7 do mesmo mês no ano que vem.
Na realidade, não fui eu quem optou pelo jornalismo, mas sim foi o jornalismo que me escolheu. Sem sombra de dúvidas, essa profissão é como um vasto oceano a ser explorado em suas profundezas; somente assim é possível compreender e apreciar toda a sua magnitude.