Os apaixonados pela bola laranja ficaram ligados no sorteio feito pela FIBA (Federação Internacional de Basquete) nesta segunda-feira (27), que definiu os grupos do Pré-Olímpico de basquete.

Os jogos que já tem datas definidas acontecerão entre os dias 2 e 7 de julho de 2024 e terão 12 equipes participantes que foram divididas em dois grupos.  No entanto,  oito delas já possuem passaporte carimbado para as Olimpíadas de Paris.

MVP da NBA 'foge' de enfrentar o Brasil no Pré-Olímpico de Basquete
Foto: Wander Roberto/COB

Caminhada do Brasil no torneio

A equipe brasileira caiu no grupo B e terá pela frente as primeiras disputas contra as seleções de Camarões e Montenegro, em Riga, na Letônia. Caso consiga triunfar e garantir vaga na semifinal do torneio, pode encontrar com os integrantes do Grupo A: Geórgia, Filipinas e os donos casa, a Letônia.

Inclusive, vale lembrar que a seleção nacional perdeu para Letônia por 104 a 84, acabando eliminada na Copa do Mundo de basquete no início de setembro.

Com objetivos definidos, o Brasil tem um retrospecto negativo em relação as Olimpíadas,  isso porque a última vez que disputou um torneio olímpico foi em 2016, quando conquistou a vaga por ser o país sede da disputa.

Mesmo fora dos jogos há 7 anos, o Brasil registra na história 14 participações em Olimpíadas e três medalhas de bronze  conquistadas, sendo uma em Londres (1948), Roma (1960) e Tóquio (1964).

https://www.instagram.com/p/C0KQ-Y1LtVD/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

Grupos Pré-Olímpicos

Assim como dito anteriormente,  algumas equipes como: Alemanha, Austrália, Canadá,  Estados Unidos,  França (paíssede),  Japão,  Sérvia e Sudão do Sul vem para competição com vaga nas Olimpíadas que acontecerão no ano que vem na capital francesa, Paris. Entretanto,  quatro vagas ainda estão em aberto e serão disputadas nessa competição.

Torneio 1 (Valência, Espanha)

Grupo A: Líbano, Angola e Espanha

Grupo B: Finlândia, Polônia e Bahamas

Torneio 2 (Riga, Letônia)

Grupo A: Geórgia, Filipinas e Letônia

Grupo B: Brasil, Camarões e Montenegro

Torneio 3 (Piraus, Grécia)

Grupo A: Eslovênia, Nova Zelândia e Croácia

Grupo B: Egito, Grécia e República Dominicana

Torneio 4 (San Juan, Porto Rico)

Grupo A: México, Costa do Marfim e Lituânia

Grupo B: Itália, Porto Rico e Bahrein

A fuga do MVP da NBA

No grupo B, o Brasil tem como adversários nas primeiras rodadas Camarões e Letônia. No caso da seleção africana, um nome chama atenção,  trata-se de Joel Embiid, 29 anos, pivô do Philadelphia 76ers.

MVP da NBA Brasil Basquete Pré-Olímpico
Oct 29, 2023; Philadelphia, Pennsylvania, USA; Philadelphia 76ers center Joel Embiid (21) reacts after a score against the Portland Trail Blazers during the third quarter at Wells Fargo Center. Mandatory Credit: Bill Streicher-USA TODAY Sports/Sipa USA – Photo by Icon sport

O MVP da NBA da temporada regular 2022/2023 seria uma peça complicada de driblar, devido suas qualidades em  quadra. Haja visto que teve média de 33.1 pontos, 10.2 rebotes e sagrou-se na ocasião o maior pontuador da liga.

Porém,  o atleta não vai defender as cores do seu país de origem  nas Olimpíadas, ele optou por vestir a camisa dos Estados Unidos.  Mesmo nascendo na capital africana e sendo naturalizado na França, Joel mudou para os Estados Unidos com 16 anos e iniciou a carreira no basquete.

Dessa forma,  com a cidadania americana conquistada em 2022, o pivô não enfrentará o Brasil nos jogos pré olímpicos.