Apesar de estar perto da pausa de verão, os bastidores da Fórmula 1 estão a todo vapor. Isso porque, muitos contratos de pilotos expiram no final do ano, portanto este intervalo será decisivo nas futuras negociações. A saber, os principais nomes “disponíveis” no mercado do automobilismo são três: Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo.

Saiba mais sobre a atual situação dos atletas:

Vettel pode se aposentar da Fórmula 1?

O piloto alemão não vive seus melhores dias na categoria. Atualmente, correndo pela Aston Martin, está em 14º na classificação com apenas 15 pontos. Por isso, os rumores sobre sua suposta aposentadoria reaparecem. No entanto, o piloto não se pronunciou sobre o assunto e não há nada confirmado. Lembrando que Vettel tem contrato com sua atual escuderia apenas até o fim de 2022.

Mas, pode-se esperar que seu futuro seja definido em breve. Afinal, o chefe de equipe da Aston Martin, Mike Krack, já declarou que o futuro do alemão na Fórmula 1 deve ganhar contornos mais nítidos a partir do fim de agosto, após a pausa de verão. Porém, seria do interesse da equipe que o piloto permaneça.

Krack declarou ao canal alemão Sport1 que no momento não existe um plano B, portanto Vettel está ciente do interesse da equipe em seguir a relação. Assim, resta aguardar qual será o rumo das negociações entre o alemão e a escuderia.

Daniel Ricciardo pode não estar garantido na McLaren

Apesar de o australiano ser o único dos três pilotos que movimentam os rumores do mercado da Fórmula 1 a ter contrato válido para o próximo ano, sua continuidade na McLaren não está clara. Por esse motivo, o próprio piloto recorreu às mídias sociais para comentar o assunto e confirmar sua vaga.

“Estão tendo muito rumores sobre o meu futuro na Fórmula 1, mas eu quero que vocês escutem isso de mim”, declarou Daniel em texto postado através do Instagram. “Eu estou comprometido com a McLaren até o final do próximo ano e não estou me afastando do esporte. Nunca foi fácil, mas quem quer algo fácil! Estou trabalhando duro com meu time para aprimoramentos e colocar o carro onde ele pertence”

Esse é mais um capítulo da relação conturbada de Ricciardo com a McLaren, onde o piloto tem dificuldades de manter uma boa sequência de resultados. A saber, na temporada, depois de 11 GPs, o piloto australiano já soma sete corridas sem marcar pontos. Assim sendo, ele acumulou apenas 17 ao todo. Por outro lado, seu companheiro de equipe Lando Norris acumula 64 pontos.

Por isso, os rumores de sua possível saída haviam esquentado. Principalmente após a contratação de Álex Palou pela escuderia. Isso porque, segundo informações o jornal “Sport”, da Espanha, A McLaren teria prometido colocar o jovem como piloto de teste da F1. Agora, a pressão fica toda para a próxima temporada, quando de fato encerra o contrato de Daniel.

Alonso tem seu lugar na Alpine ameaçado

A situação da dupla de pilotos da Alpine, que parecia definida, volta a gerar dúvida e especulações. Fernando Alonso deu a entender na semana passada, no GP da Áustria, que as negociações para a renovação com a Alpine estavam bem encaminhadas. Ainda, o piloto afirmou que na equipe francesa sente-se “como num lar”.

No entanto, depois dos problemas que teve no fim de semana o discurso mudou. A saber, o espanhol não conseguiu largar a corrida de sprint devido a uma falha na unidade de controle elétrica, assim como perder posições no domingo devido à estratégia. Por isso, os rumores de saída ressurgiram.

Para esquentar mais o clima, o gerente da equipe Otmar Szafnauer colocou mais uma vez o nome de Oscar Piastri na mesa. Lembrando que o jovem campeão de F3 e F2 é atualmente piloto reserva da Alpine. Assim, Fernando não gostou das palavras do chefe, principalmente do termo “segundo piloto” para se referir a ele, mas quis manter um tom de cautela em suas declarações.

“Nas próximas semanas, ou quando quiser, vou sentar com a equipe e ver quais são suas expectativas, saber qual é o próximo passo do projeto. Sinto-me feliz. Sinto-me em casa na Alpine. Mas nada é cem por cento garantido”, disse finalizando o assunto.

Foto destaque: reprodução/McLaren