Às vésperas do GP de Singapura, Daniel Ricciardo voltou a mencionar um dos casos mais controversos da Fórmula 1: o “Singapuragate”.

O piloto australiano fez uma brincadeira sobre a polêmica batida de Nelsinho Piquet, que ajudou Fernando Alonso a vencer a corrida de 2008, e relembrou o impacto desse incidente no título perdido por Felipe Massa para Lewis Hamilton.

A fala de Ricciardo reacende a discussão sobre um dos episódios mais marcantes da história recente da F1.

Expectativa para o GP de Singapura

Ao comentar sobre suas expectativas para a corrida em Marina Bay, Ricciardo, que largará na 16ª posição, fez uma referência bem-humorada ao Singapuragate, mencionando o desejo de um safety car no momento certo.

Foi um dia muito ruim. Espero que amanhã tenha um safety car no momento certo. Traga (Nelsinho) Piquet de volta e vamos fazer isso acontecer.

O Singapuragate: a batida que mudou o campeonato

O Singapuragate foi um dos maiores escândalos da Fórmula 1. Em 2008, Nelson Piquet Jr, então piloto da Renault, bateu intencionalmente no muro do Circuito de Marina Bay durante o GP de Singapura.

A ação favoreceu seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, que venceu a corrida. A manobra ocorreu em um momento estratégico da prova, provocando a entrada do safety car e causando grande impacto no resultado.

Felipe Massa, que liderava a corrida, foi prejudicado durante o pit stop, saindo da liderança para a 13ª posição. O brasileiro, que era o pole position e estava em disputa direta pelo título, terminou o campeonato atrás de Lewis Hamilton por apenas um ponto.

Massa-Piquet e a luta pelo título de 2008

O GP de Singapura de 2008 foi crucial para o destino do campeonato mundial. Na época, Felipe Massa e Lewis Hamilton estavam empatados na liderança da tabela de pontos.

Com a pole position, Massa tinha a chance de sair na frente e assumir a ponta do campeonato, mas o acidente causado por Nelsinho Piquet mudou o curso da prova.

O brasileiro da Ferrari, que liderava até a entrada do safety car, viu sua corrida desmoronar após um erro no pit stop, quando sua equipe liberou o carro antes do término do reabastecimento.

Isso custou preciosos segundos e resultou em uma punição, selando o fim de suas chances de vitória.

O impacto duradouro do escândalo Singapuragate

A revelação de que a batida de Piquet foi planejada veio à tona em 2009, durante o GP da Hungria.

O escândalo Singapuragate gerou uma série de investigações e punições, mas o resultado do campeonato não foi alterado, já que, à época, a contestação de resultados só poderia ser feita até a cerimônia de premiação da FIA.