Nelson Angelo Tamsma Piquet Souto Maior, nascido em 25 de julho de 1985, é um piloto brasileiro renomado, atualmente ativo tanto na Stock Car Pro Series quanto na European Le Mans Series. Popularmente conhecido como Nelson Piquet Junior ou Nelsinho Piquet, Piquet Jr. ganhou destaque ao conquistar o título da temporada 2014-15 da Fórmula E. Confira a história de Nelson Piquet Jr. aqui no Esportelândia.
Início de Nelson Piquet Jr. no automobilismo
A trajetória automobilística de Piquet teve início no kartismo brasileiro em 1993, onde permaneceu até 2001, antes de dar o salto para a Fórmula Três Sul-Americana. Sua ligação com o esporte motorizado começou como parte da equipe de seu pai, uma prática que continuou até sua participação na GP2 Series.
Pique Jr. teve uma incursão parcial na temporada de 2001 da GP2, consolidando-se no campeonato em 2002, quando conquistou o título com quatro corridas de antecedência. Nesse mesmo ano, também fez uma aparição na Fórmula Renault brasileira.
Em 2003, mudou-se para o Reino Unido para competir no Campeonato Britânico de Fórmula 3 e fundou a equipe Piquet Sports. Nelsinho conquistou o terceiro lugar no campeonato com seis vitórias, cinco pódios e oito pole positions, e mais tarde fez um teste com a equipe Williams de Fórmula 1.
Em 2004, Piquet Jr. se tornou campeão do Campeonato Britânico de Fórmula 3, estabelecendo-se como o mais jovem piloto a conquistar o título aos 19 anos e 2 meses. No mesmo ano, também teve aparições pela Williams.
Em 2005, Nelson Piquet Jr. representou o Brasil no Grande Prêmio A1 pela A1 Team Brasil, conquistando vitórias nas corridas Sprint e Principal na primeira rodada da temporada em Brands Hatch, além de obter um ponto pela volta mais rápida. Na GP2 Series, Piquet pilotou pela Hitech Piquet Sports, conquistando sua primeira vitória em Spa-Francorchamps, na Bélgica, e realizando testes pela equipe de Fórmula 1 BAR-Honda.
Em 2006, Nelson terminou em segundo lugar no campeonato da GP2, sendo superado pelo piloto britânico Lewis Hamilton em seu segundo ano na categoria.
Polêmica na Fórmula 1
Filho do tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, Nelsinho deu seus primeiros passos como piloto de testes pela equipe Renault de Fórmula 1 em 2007, sendo promovido para a equipe de corrida no ano seguinte.
Entretanto, sua trajetória na Fórmula 1 foi abruptamente interrompida em 2009, após revelações de que Nelsinho causou intencionalmente um acidente no Grande Prêmio de Cingapura de 2008, seguindo instruções da equipe para beneficiar seu companheiro de equipe, Fernando Alonso. O escândalo resultante foi um dos mais marcantes na história do automobilismo, encerrando permanentemente sua participação na Fórmula 1.
Para além de sua experiência na Fórmula 1, Piquet conquistou o vice-campeonato na GP2 Series em 2006 e competiu em diversas outras categorias, incluindo o Campeonato Global RallyCross de 2014, onde alcançou a quarta posição, e a NASCAR Truck Series de 2012, onde terminou em sétimo lugar.
NASCAR (2010–2014, 2016)
Na sua primeira vitória na NASCAR Nationwide Series, em 2012 no Road America, Piquet já havia mencionado à Rede Globo brasileira que testaria um caminhão da NASCAR Camping World Truck Series para a Red Horse Racing no Rockingham Speedway, na Carolina do Norte, em 12 de outubro de 2009.
Quando questionado sobre a possibilidade desse teste resultar em uma corrida na NASCAR na temporada seguinte, Piquet afirmou que não estava nos planos. No entanto, Nelsinho anunciou sua estreia na NASCAR em 2010, sem especificar em qual série, durante o mês de janeiro seguinte. Competiu na Camping World Truck Series com a Red Horse Racing e estreou na stock car na ARCA RE/MAX Series no Daytona International Speedway, pilotando o Toyota nº 6 da Eddie Sharp Racing.
Em sua primeira corrida de caminhão, Piquet alcançou o 6º lugar, tornando-se o primeiro piloto brasileiro a figurar entre os dez primeiros na história da série. Em seguida, anunciou sua participação em três corridas pela Billy Ballew Motorsports, pilotando o caminhão nº 15. Em agosto, competiu na corrida da NASCAR Nationwide Series no circuito rodoviário de Watkins Glen International, terminando em sétimo em sua estreia na série.
Em 13 de dezembro de 2010, a Kevin Harvick, Inc. anunciou que Piquet conduziria um terceiro caminhão para a equipe durante toda a temporada 2011 da Truck Series, pilotando o Chevrolet nº 8, com Chris Carrier como chefe de equipe. Terminou em 10º lugar na classificação geral e foi finalista na categoria Piloto Mais Popular, além de ter sido vice-campeão de Joey Coulter na disputa pelo prêmio de Estreante do Ano.
Piquet ingressou na Turner Motorsports em 2012 após o fechamento da KHI. Naquele ano, competiu com o Chevrolet nº 30 durante toda a temporada na Camping World Truck Series e em tempo parcial na Nationwide Series.
Nelson conquistou sua primeira vitória em uma série sancionada pela NASCAR em março no Bristol Motor Speedway, conquistando também sua primeira largada na K&N Pro Series East.
Em 23 de junho de 2012, alcançou sua primeira vitória na NASCAR, vencendo o Nationwide Series Sargento 200 no Road America, tornando-se o primeiro piloto brasileiro a vencer um evento da série de turismo nacional da NASCAR.
Em 18 de agosto de 2012, venceu sua primeira corrida na Camping World Truck Series em Michigan. Na volta 56 da corrida, liderou junto com Kurt Busch após uma relargada. A equipe parou sob cautela, permitindo-lhes usar a estratégia de combustível mais tarde na corrida para garantir a primeira vitória da temporada. Em 29 de setembro de 2012, conquistou sua segunda vitória na carreira na Camping World Truck Series no Las Vegas Motor Speedway.
Em 2013, Piquet competiu em tempo integral na Nationwide Series, pilotando o carro nº 30 da Turner Scott Motorsports em uma candidatura para o prêmio de Novato do Ano. Também participou de corridas selecionadas da Truck Series para a equipe e da final da Truck Series no Homestead-Miami Speedway para a NTS Motorsports.
No final da temporada de 2013, Piquet foi multado em US$ 10.000 pela NASCAR e colocado em liberdade condicional até o final da temporada por comentários considerados “homofóbicos” feitos nas redes sociais.
Em 2014, foi contratado pela Randy Humphrey Racing para correr com o Ford nº 77 na Sprint Cup Series no Cheez-It 355 da Watkins Glen International, marcando sua estreia na série.
Dois anos depois, retornou à Xfinity Series, anteriormente conhecida como Nationwide Series, pilotando o Ford nº 98 da Biagi-DenBeste Racing no Mid-Ohio Sports Car Course.
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Rallycross
Após a temporada de 2013, a ausência de patrocínio resultou na saída de Piquet da Turner Scott Motorsports. Em abril de 2014, surgiu o anúncio de sua participação no Campeonato Global RallyCross de 2014 pela SH Racing, assumindo o volante do Ford Fiesta ST nº 07. Ao longo da temporada, acumulou quatro pódios em nove corridas, garantindo a posição de destaque ao encerrar em quarto lugar na classificação geral do campeonato.
Fórmula E (2014-2019)
Após testar em Donington Park em agosto de 2014, Piquet firmou contrato com a equipe de Fórmula E China Racing em 21 de agosto.
China Racing / NEXTEV (2014–2017)
Piquet Jr. teve ótimos desempenhos nas cinco primeiras corridas da temporada 2014–15, conquistando pódios em Punta del Este e Buenos Aires. Sua primeira vitória na Fórmula E ocorreu em Long Beach, seguida por outra vitória em Moscou. Com resultados consistentes ao longo da temporada, Piquet assegurou o título inaugural da Fórmula E por uma margem apertada de apenas um ponto em relação a Sébastien Buemi.
Jaguar (2017–2019)
Em 2017, Piquet fez parte da Panasonic Jaguar Racing após duas temporadas desafiadoras com a NextEV. Durante a temporada 2018-19, Piquet foi ultrapassado por seu companheiro de equipe Mitch Evans em todos os ePrix, somando apenas 1 ponto na temporada. Nelson se desligou da equipe Jaguar após o ePrix de Sanya, sendo substituído por Alex Lynn pelo restante da temporada.
Vida pessoal de Nelson Piquet Jr.
Nascido em Heidelberg, Alemanha Ocidental, Piquet Jr. é filho do tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, um dos pilotos brasileiros mais bem-sucedidos na história da Fórmula 1.
Após o divórcio de seus pais pouco depois de seu nascimento, ele viveu em Mônaco com sua mãe holandesa, Sylvia Tamsma, até completar oito anos de idade, quando se mudou para o Brasil para viver com seu pai.
Piquet tem duas irmãs, Kelly e Julia, e quatro meio-irmãos, Geraldo, Laszlo, Pedro e Marco. Ele morou em Brasília e frequentou a Escola Americana de Brasília até os 16 anos, quando decidiu dedicar-se integralmente à sua carreira automobilística.
Carreira de Nelson Piquet Jr. no automobilismo
Carreira na Fórmula E | |
---|---|
Temporada de estreia | 2014–15 |
Licença de corrida | FIA Platina |
Número do carro | 3 |
Equipes anteriores | Equipe NIO Formula E, Panasonic Jaguar Racing |
Corridas disputadas | 51 |
Campeonatos | 1 (2014–15) |
Vitórias | 2 |
Pódios | 5 |
Poles | 1 |
Voltas mais rápidas | 4 |
Melhor resultado | 1º em 2014–15 |
Posição na última temporada | 22º |
Carreira na Fórmula 1 | |
Nacionalidade | Brasil Brasileiro |
Anos de atividade | 2008–2009 |
Equipes | Renault |
Participações | 28 (28 largadas) |
Campeonatos | 0 |
Vitórias | 0 |
Pódios | 1 |
Pontos na carreira | 19 |
Poles | 0 |
Voltas mais rápidas | 0 |
Primeira participação | Grande Prêmio da Austrália de 2008 |
Última participação | Grande Prêmio da Hungria de 2009 |
Carreira na NASCAR Cup Series | |
1 corrida disputada em 1 ano | |
Posição em 2014 | 53º |
Melhor resultado | 53º (2014) |
Primeira corrida | 2014 Cheez-It 355 at The Glen (Watkins Glen) |
Vitórias | 0 |
Top 10 | 0 |
Poles | 0 |
Carreira na NASCAR Xfinity Series | |
38 corridas disputadas em 4 anos | |
Posição em 2016 | 83º |
Melhor resultado | 12º (2013) |
Primeira corrida | 2010 Zippo 200 (Watkins Glen) |
Última corrida | 2016 Mid-Ohio Challenge (Mid-Ohio) |
Primeira vitória | 2012 Sargento 200 (Road America) |
Vitórias | 1 |
Top 10 | 7 |
Poles | 1 |
Carreira na NASCAR Craftsman Truck Series | |
54 corridas disputadas em 4 anos | |
Posição em 2013 | 100º |
Melhor resultado | 7º (2012) |
Primeira corrida | 2010 NextEra Energy Resources 250 (Daytona) |
Última corrida | 2013 Ford EcoBoost 200 (Homestead) |
Primeira vitória | 2012 VFW 200 (Michigan) |
Última vitória | 2012 Smith's 350 (Las Vegas) |
Vitórias | 2 |
Top 10 | 28 |
Poles | 4 |
Títulos de Campeonato | |
2014–15 | Fórmula E |
2004 | British Formula 3 |
2002 | Fórmula Três Sudamericana |
Prêmios | |
2003 Piloto Nacional de Automobilismo do Ano pela Autosport | |
2012 Piloto Mais Popular da NASCAR Camping World Truck Series | |
Medalha | |
X Games de Verão | |
Medalha de Bronze – terceiro lugar | 2014 Austin RallyCross |
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Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.