Uma atividade da Porsche Sprint Challenge Ibérica (evento de apoio ao fim de semana FIA WEC), quase acabou em tragédia nesta sexta-feira (14), quando o piloto Alexandre Areia sofreu um acidente impressionante, que arrancou suspiros de preocupação por todo o paddock de Portimão.

Acidente impressionante de Areia

De fato, o grave acidente aconteceu durante a segunda sessão de treinos livres do campeonato Porsche Sprint Challenge Ibérica. Alexandre Areia colidiu em alta velocidade, invadindo a caixa de brita, em seguida, o veículo capotou e voou por cima do alambrado, chegando até as arquibancadas.

Por sorte, o autódromo não tinha um grande público e a arquibancada do acidente estava vazia.

Piloto explica acidente com sua Porsche

Depois de assustar todos os presentes no Circuito Internacional do Algarve, Alexandre Areia revelou como o acidente aconteceu:

Fiquei sem freios no fim da reta, então praticamente virei passageiro. Mas felizmente não havia ninguém naquela parte da arquibancada e consegui sair ileso do acidente, também graças ao nível de segurança do carro.

Mesmo com a gravidade do acidente, Areia não sofreu ferimentos e a sensação de alívio foi geral, por sorte, este era um evento de treinos, o estrago poderia ter sido fatal caso fosse uma corrida e a arquibancada em questão estivesse cheia de espectadores.

Investigação da FIA

Após o grave e impactante acidente de Alexandre Areia, a FIA divulgou uma nota afirmando que uma investigação será feita no Circuito de Portimão, possui  a licença ‘1’, da FIA, estando apto a receber provas dos campeonatos mundiais:

A FIA está analisando o acidente que aconteceu no primeiro treino livre da Porsche Sprint Series Ibérica no Autódromo Internacional do Algarve. A FIA, neste momento, está no processo de colher informações e uma revisão da Comissão de Circuitos vai acontecer.

A FIA trabalha junto ao staff do circuito e organizadores do evento. A arquibancada permanece fechada até segunda ordem. Melhorar a segurança é um processo contínuo, portanto, as conclusões tiradas deste incidente e de outros ao redor do mundo serão integradas ao desenvolvimento contínuo da segurança do esporte a motor.

O autódromo recebeu a Fórmula 1 nas recentes temporadas de 2020 e 2021, tendo Lewis Hamilton como o grande vencedor nas duas provas, o britânico inclusive quebrou o recorde vitórias de Michael Schumacher em uma das edições.