Começou a temporada de apresentações dos novos carros da Fórmula 1 para 2023. E assim como em 2022, a Haas foi a 1ª equipe a mostrar os esforços de seus trabalhos na fábrica para o mundo. Apelidado de VF-23, o novo carro da Haas será pilotado em 2023 por Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg. Vale lembrar que este e todos os outros nove carros da Fórmula 1 que ainda estão para ser revelados só entrarão em ação a partir do dia 23 de fevereiro, nos testes de pré-temporada no Bahrein.

Em 2022, a Haas ficou apenas na 8ª posição no mundial de construtores da Fórmula 1 (apenas na frente da AlphaTauri e Williams). Para reverter esta situação em 2023, a equipe estado-unidense dispensou o jovem piloto Mick Schumacher (que agora é piloto reserva da Mercedes) e trouxe a experiência de Nico Hulkenberg. Hulkenberg tem 184 corridas disputadas por seis equipes diferentes (Williams, Sauber, Force India, Renault, Racing Point e Aston Martin). Apesar disso, tem apenas uma pole position e nenhum pódio ou vitória.

Pintura

Sobre a pintura, o VF-23 da Haas é predominantemente preto (graças ao seu novo patrocinador master, a MoneyGram), mas mantêm os detalhes vermelho e branco. Sobre o novo patrocinador, a Haas anunciou logo antes do GP dos Estados Unidos da Fórmula 1 de 2022. Após um rompimento controverso com a sua antiga patrocinadora master, a empresa russa Uralkali, havia uma grande especulação de qual seria o novo patrocinador da equipe estado-unidense. Vale lembrar que a MoneyGram também é norte-americana.

Compartilho o entusiasmo de todos com a divulgação de pintura. É um marco no calendário da pré-temporada, o que significa que estamos um passo mais perto do que de realmente queremos fazer – correr. Gosto da pintura, é sem dúvidas um visual mais elevado e modernizado. – disse o carismático chefe de equipe da Haas, Guenther Steiner.

Mudanças no regulamento técnico da Fórmula 1

Sobre as questões técnicas, estas são válidas para todas as equipes. A altura do assoalho dos carros da Fórmula 1 vai aumentar em 15 milímetros. Além disso, o funil de difusor também aumentará de tamanho, a borda do difusor será mais rígida e será obrigatória a implementação de um sensor embaixo dos carros. Tudo isso foi mudado no regulamento afim de acabar com o porpoising (o quique dos carros) que voltou junto com o efeito solo em 2022.

Por fim, após o acidente do chinês Guanyu Zhou no GP de Inglaterra de Fórmula 1 2022, a FIA também determinou mudanças no Santo Antônio de todos os carros (peça do carro que fica acima da cabeça do piloto e é responsável por protegê-lo de um primeiro impacto em caso de acidentes). Esta peça será mais arredondada em 2023.

Calendário de lançamento dos carros da Fórmula 1

Após o lançamento do carro da Haas, ainda faltam para mostrar seus carros:

  • Red Bull Racing (3 de fevereiro)
  • Williams Racing (6 de fevereiro)
  • Alfa Romeo (7 de fevereiro)
  • AlphaTauri (11 de fevereiro)
  • Aston Martin (13 de fevereiro)
  • McLaren (13 de fevereiro)
  • Scuderia Ferrari (14 de fevereiro)
  • Mercedes (15 de fevereiro)
  • Alpine (16 de fevereiro)

Foto destaque: Divulgação/Haas