Com Lando Norris no top-10, a McLaren voltou a pontuar no campeonato, dessa vez no Grande Prêmio da Holanda. Norris teve ótimo final de semana, ainda mais levando-se em consideração o carro que tem, e acabou em 7°. Já seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, ficou novamente fora do top-10 e colocou em cheque seu futuro na Fórmula 1.
Em Zandvoort, a corrida ficou marcada por um final emocionante, com um safety car causado por Valtteri Bottas, e vitória do atual campeão mundial Max Verstappen. A McLaren voltou a pontuar, mas Alpine colocou dois pilotos no top-10 e segue à frente no campeonato de construtores.
Resumo do final de semana
Treino Livre 1
Com liderança da dupla da Mercedes, o primeiro treino livre foi excelente para a McLaren e os dois pilotos conseguiram se colocar no top-10. Mesmo que com uma diferença considerável para os três primeiros colocados, Norris e Ricciardo ficaram em 4° e 5°, respectivamente.
Treino livre 2
Dessa vez com os pilotos da Ferrari liderando o treino, Norris e Ricciardo mais uma vez fizeram tempo para entrar no top-10. Norris repetiu a colocação do primeiro treino e Ricciardo, que teve um problema de vazamento de óleo no radiador e só conseguiu dar 10 voltas, acabou em 10°. Os resultados no sábado indicavam um bom final de semana para equipe britânica, mas não foi isso que aconteceu.
Treino livre 3
No sábado (3), na primeira sessão do dia, Norris conseguiu se manter no topo e ficou com a 10ª posição no treino. Já Ricciardo não conseguiu manter seu desempenho do dia anterior e caiu para o 17° lugar, 0,7s atrás do companheiro de equipe.
Classificação
Em mais um pole de Verstappen, Ricciardo foi embora logo no Q1, onde apenas repetiu a posição que havia feito no treino livre 3. Já Norris, que se manteve constante durante todo o final de semana, se classificou para o Q3 e largou na corrida no domingo (4), em 7°.
Corrida
Em uma corrida agitada, com muitas bandeiras amarelas, virtual safety car e safety car, Norris seguiu a tomada da temporada, ficou em 7°, mesma posição de início, e ajudou a McLaren a voltar a pontuar no ano.
Já Ricciardo, que largou do fundo do grid, não conseguiu fazer muita coisa em Zandvoort e novamente não somou pontos. O australiano manteve a posição de início e, por não estar performando da forma que se espera, coloca o seu futuro em um carro de Fórmula 1 em cheque.
O próximo grande prêmio é o de Monza, que será disputado entre os dias 9 e 11 de setembro.
Foto destaque: Getty Images
apaixonado por esportes e por contar histórias, vi no Jornalismo a chance de juntar essa duas paixões. Espero que eu possa transmitir um pouco desse amor e que gostem do que eu vou trazer por aqui!