Após todas as controvérsias e rumores envolvendo equipe e Daniel Ricciardo, McLaren e Fórmula 1 voltaram a ocupar os finais de semana do automobilismo mundial. Desta vez, o palco da corrida foi a Bélgica, no Grande Prêmio de Spa-Francorchamps, e novamente a McLaren decepcionou seus fãs.
Ricciardo largou no meio do pelotão, mas não conseguiu manter sua posição e acabou a corrida atrás de Norris pela 5ª prova consecutiva. Com a punição sofrida, Norris largou do fundo e conseguiu cinco posições, mas não o suficiente para conquistar pontos.
Resumo do Grande Prêmio
Treinos Livres
Como muitas vezes acontece em Spa-Francorchamps, o primeiro treino livre ficou marcado por chuva. Por isso, a pista estava bastante molhada e, durante os primeiros 40 minutos da sessão, todos os pilotos tiveram que utilizar os pneus intermediários.
Kevin Magnussen teve problemas e sua Haas quebrou na reta principal. A quebra ocasionou uma bandeira vermelha que paralisou a sessão. Assim que os carros foram autorizados a retornar para pista, a chuva ficou mais forte e impediu qualquer melhora nos tempos dos pilotos. Ricciardo ficou em 7° e Norris, em 13°.
Mais tarde, no treino livre 2, com a pista já seca, os pilotos conseguiram utilizar os pneus macios e estabelecer tempos melhores. Mas, no meio da sessão, voltou a chover e os resultados não mudaram. Norris acabou a sessão em 3° e Ricciardo em 9°, levando a crer que os fãs poderiam não sair desapontados.
Já no sábado (27), sem água caindo do céu, os pilotos puderem usar pneus de pista seca e voar na pista. Porém, novamente uma bandeira vermelha interrompeu a sessão. Nos 10 minutos finais, Charles Leclerc errou e foi para no cascalho. Com diferentes configurações de carro no terceiro treino livre, Norris ficou em 4° e Ricciardo em 11°.
Classificação
Mesmo sofrendo punição por trocar o motor, e levando em consideração o carro que tem nas mãos, Norris foi na classificação. O piloto britânico conseguiu levar sua McLaren para o Q3 e, se não fosse pela punição, ele largaria na 10ª posição. Com a troca do motor, Norris largou em 17°.
Mais uma vez, mesmo com a ajuda do companheiro de equipe, Ricciardo frustrou os planos da equipe e ficou abaixo do que pode render. O australiano foi eliminado no Q2 e largaria em 11°. Contudo, com as punições sofridas por diversos pilotos no grid, acabou largando em 7°.
Corrida
A McLaren decepcionou novamente, pilotos não ficam entre os 10 primeiros. Assim, a equipe terminou mais um final de semana sem pontos. Largando do fundo do grid, Norris até conseguiu escalar o pelotão dos piores carros, mas terminou a corrida apenas com a 12ª colocação.
Se despedindo da equipe, Ricciardo sofreu na corrida e por um erro na estratégia dos pneus, acabou o Grande Prêmio em 15°. O resultado é péssimo para a McLaren, já que a equipe viu sua maior concorrente no campeonato da construtores, Alpine, somar pontos importantes com Fernando Alonso e Esteban Ocon.
A fim de buscar a melhoria e pontos importantes no próximo final de semana, quando será disputado o Grande Prêmio de Zandvoort, na Holanda, a equipe britânica precisa começar a estudar os erros. Inegavelmente, o clima não está dos melhores e isso pode estar atrapalhando os resultados da equipe.
Foto destaque: Geert Vanden Wijngaert/POOL/AFP
apaixonado por esportes e por contar histórias, vi no Jornalismo a chance de juntar essa duas paixões. Espero que eu possa transmitir um pouco desse amor e que gostem do que eu vou trazer por aqui!