A vaga do GP da Bélgica no calendário da Fórmula 1 de 2024 foi confirmado, mas ainda há dúvidas sobre seu futuro depois do próximo ano. O futuro de Spa-Francorchamps tem sido incerto desde que sua situação financeira foi colocada em destaque, enquanto os planos para reviver o GP da África do Sul em Kyalami também tomaram forma.

Fórmula 1 não conseguiu chegar a um acordo para sediar uma corrida em Kyalami, o que permitiu que o GP da Bélgica permanecesse no calendário por pelo menos mais um ano.

 

O circuito investiu recentemente US$ 88 milhões em renovações de segurança, incluindo aumento de áreas de escape, barreiras de proteção aprimoradas e mais caixas de brita. Novas arquibancadas também foram instaladas na reta entre a La Source e a Eau Rouge. Willy Borsus, vice-primeiro-ministro da região da Valônia na Bélgica e ministro da Economia, destacou um relatório recente que mostra o impacto econômico da corrida.

“O impacto econômico que este tipo de evento excepcional traz para a Região da Valônia, e mesmo para todo o país, é sem dúvida um grande trunfo”, disse ele.

Um relatório recente estima que este grande evento gera cerca de US$ 45 milhões de receita financeira para a nossa região, descontada a contribuição pública”, finalizou.

Apesar de mais um ano na F1 confirmado, o futuro a longo prazo do Grande Prêmio da Bélgica permanece em dúvida, sem contrato em vigor de 2025 em diante.

Quando surgiu o GP da Bélgica

De fato, o GP da Bélgica é bem antigo e vem de antes da criação da Fórmula 1, a prova foi disputada pela primeira vez no ano de 1925, com Antonio Ascari sendo o vencedor juntamente de sua Alfa Romeo.

Nos anos seguintes, o GP da Bélgica seguiu sendo realizado, sem nenhum piloto conseguir vencer a etapa por mais de uma vez.

Chegando na era da Fórmula 1, Spa-Francorchamps esteve na edição de estreia da categoria e marcou presença por décadas, até ser substituída por motivos de segurança, pois a pista tinha 14km de extensão, curvas perigosas e muitos acidentes, complicando a operação da F1.

Em seguida, o circuito de Nivelles foi o lar da categoria e do GP da Bélgica em dois anos, 1972 e 1974, contando com duas vitórias do brasileiro Emerson Fittipaldi. No entanto, o local que marcou a década de 70 da F1 no país belga foi Zolder, que recebeu a prova em 10 oportunidades.

Spa-Francorchamps retornou ao calendário da F1 em 1983, dessa vez com os 7km conhecidos dos tempos atuais. A prova segue como regular na temporada da categoria até o dias atuais.