Neste domingo (29), o autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, recebeu a 10ª etapa do calendário da Stock Car Brasil. Depois de grandes emoções em um sábado sábado de grandes disputas na classificatórias, as duas disputas oficiais também foram eletrizantes para os fãs de velocidade e os pilotos.
Dessa maneira, a segunda etapa do ano no circuito de Mogi Guaçu teve de tudo, pelas reviravoltas das paradas nos boxes. Neste sentido, a Eurofarma realizou um bela estratégia e triunfou nas duas corridas do fim de semana. Confira!
Mogi Guaçu recebe a segunda da Stock Car no ano
Todos sabem que o Autódromo de Velocitta proporciona uma das provas mais rápidas do automobilismo brasileiro. A pista localizada em Mogi Guaçu recebe a Stock Car Brasil desde 2017. Desse modo, virou uma das principais provas do campeonato nacional devido as suas disputas eletrizantes.
Faltando três etapas, contando com a 10ª, a prova em Migi Guaçu valeu muito para a disputa pelo troféu da temporada 2023 da Stock Car Brasil. Visto que, apenas 44 pontos separam os cinco primeiros colocados na disputa pelo título. Gabriel Casagrande, com 249, Rubens Barrichello, com 227, Thiago Camilo, com 216, Rafael Suzuki, com 207, e Ricardo Zonta com 205 pontos, são os pilotos mais bem classificados.
Ver essa foto no Instagram
10ª Etapa – Stock Car 2023: Velocitta marca show de estratégia da Eurofarma
Corrida 1
No sábado (28), Felipe Fraga anotou a pole position, após fazer o mesmo tempo Daniel, 1m31s089, mas ficar na liderança pelo critério de desempate. Dessa maneira, a largada no circuito de Velocitta prometeu muita estratégia, o fato ocorreu e depois dos 10 primeiros minutos, as primeiras posições não mudaram. Porém, o pelotão intermediário teve algumas mudanças, com Barrichello e Camilo ganhando alguns lugares.
Quando os boxes foram abertos, muitas posições mudaram, o líder Felipe Fraga foi para ele e caiu para o final do pelotão. Logo depois, muitos pilotos entraram nos boxes e várias posições foram alteradas. Desse modo, destaque para Daniel Serra e Felipe Fraga que voltaram para as duas primeiras colocações.
A reta final da primeira corrida da etapa da Stock Car contou com um Safety Car, mas que não impactou muito na prova. Sendo assim, após 30 minutos e 18 voltas realizadas, Daniel Serra conquistou a sua 24ª vitória na carreira. Felipe Fraga ficou com o segundo lugar, seguido por Felipe Baptista, Gabriel Casagrande e Felipe Massa.
DANIEL SERRA CONQUISTA A VITÓRIA NA CORRIDA 1!
O homem ta voltando com vontade pro lugar mais alto do pódio e vem VOANDO pra pegar seu troféu! #StockCortes pic.twitter.com/zIt8dfXGwD
— stock_car (@stock_car) October 29, 2023
Confira como ficou a classificação final da primeira prova da 10ª etapa da Stock Car, no circuito de Mogi Guaçu:
- Daniel Serra
- Felipe Fraga
- Felipe Baptista
- Gabriel Casagrande
- Felipe Massa
- Júlio Campos
- Rafael Suzuki
- Thiago Camilo
- Ricardo Maurício
- Cacá Bueno
- Rubens Barrichello
- Enzo Elias
- Lucas Foresti
- Bruno Baptista
- Rodrigo Baptista
- Allam Khodair
- César Ramos
- Gianluca Petecof
- Felipe Lapenna
- Sergio Jimenez
- Tony Kanaan
- Marcos Gomes
- Dennis Navarro
- Nelson Piquet Jr.
- Lucas Kohl
- Átila Abreu
- Dudu Barrichello
- Guilherme Salas
- Ricardo Zonta
- Gaetano Di Mauro
Corrida 2
O grid de largada da segunda prova do dia é definida com a regra da inversão, ou seja, troca as posições dos dez primeiros na corrida 1. Desse modo, Cacá Bueno foi o líder da disputa, com Ricardo Maurício logo atrás.
A parte inicial da disputa foi igual a da primeira corrida, posições mantidas e poucas ultrapassagens até a abertura dos boxes, por volta de 12 minutos. Como a parada é obrigatória, muitas mudanças ocorreram, Ricardo Maurício assumiu a ponta, com Felipe Massa logo atrás, mas quando o primeiro colocado parou caiu para o fim do pelotão.
Dessa maneira, após o fechamento dos boxes e várias mudanças nas posições dos pilotos, Ricardo Maurício e Felipe Massa e Cacá Bueno voltaram para as três primeiras colocações. Logo depois, quando faltavam quatro minutos para o fim da disputa, após o pneu de Marcos Gome estourar o pneu, o safety car entrou na pista e só saiu com o relógio marcando 1m50 para o fim.
Sendo assim, a reta final da corrida foi de Felipe Massa perseguindo Ricardo Maurício, mas o líder não deu brecha e confirmou a sua 7ª vitória na categoria. Por outro lado, alguns toques pelo pelotão marcaram a disputa, assim Felipe Baptista e Fraga se beneficiaram de um acidente de Cacá Bueno e subiram para 3º e 4º, respectivamente.
Outros incidentes foram entre Tony Kanaan e Salas, e depois entre Rubens Barrichello, Rafael Suzuki e Daniel Serra se chocaram causando novas alterações. Porém, sem necessidade de safety car na pista.
Ricardo Maurício Vence Prova 2 e traz uma dominância incrível da Eurofarma RC! #StockCortes pic.twitter.com/3uV2SKFI6n
— stock_car (@stock_car) October 29, 2023
Veja a classificação da segunda corrida da 10ª etapa da Stock Car Brasil 2023:
- Ricardo Maurício
- Felipe Massa
- Felipe Baptista
- Felipe Fraga
- Nelson Piquet Jr.
- Átila Abreu
- Cacá Bueno
- Thiago Camilo
- Júlio Campos
- Bruno Baptista
- Dudu Barrichello
- Gabriel Casagrande
- Allam Khodair
- Daniel Serra
- Felipe Lapenna
- Denis Navarro
- César Ramos
- Lucas Khol
- Gaetano Di Mauro
- Tony Kanaan
- Lucas Foresti
- Rubens Barrichello
- Rafael Suzuki
- Guilherme Salas
- Marcos Gomes
- Sergio Jimenez
- Enzo Elias
- Rodrigo Baptista
- Gianluca Petecof
- Ricardo Zonta
A classificação da Stock Car Brasil após a 10ª etapa
Como dito anteriormente, após o término das duas corridas da etapa de Mogi Guaçu, a briga pelo título da competição ficou ainda mais emocionante. Com um desempenho muito bom nas duas provas, Felipe Fraga subiu para o segundo lugar. Sendo assim, o circuito de Velocitta deixou a tabela da seguinte forma:
-
Gabriel Casagrande – 277 pts
-
Felipe Fraga – 247 pts
-
Thiago Camilo – 242 pts
-
Rubens Barrichello – 237 pts
-
Daniel Serra – 229 pts
-
Rafael Suzuki – 221 pts
-
Ricardo Zonta – 205 pts
-
Gianluca Petecof– 204 pts
-
Ricardo Maurício – 190 pts
-
Felipe Baptista – 186 pts
-
Guilherme Salas – 184 pts
-
Cesar Ramos – 176 pts
-
Nelson Piquet Jr.– 174 pts
-
Felipe Massa – 157 pts
-
Matías Rossi – 156 pts
-
Átila Abreu – 131 pts
-
Cacá Bueno – 127 pts
-
Lucas Foresti – 125 pts
-
Julio Campos – 124 pts
-
Bruno Baptista – 123 pts
-
Gaetano Di Mauro – 118 pts
-
Dudu Barrichello – 114 pts
-
Allam Khodair – 109 pts
-
Denis Navarro – 87 pts
-
Marcos Gomes – 85 pts
-
Rodrigo Baptista – 62 pts
-
Sergio Jimenez – 58 pts
-
Enzo Elias – 55 pts
-
Lucas Kohl – 41 pts
-
Tony Kanaan – 27 pts
-
Arthur Leist – 9 pts
-
Felipe Lapenna – 8 pts
-
Rafael Martins – 6 pts
-
Raphael Teixeira – 4 pts
-
Antônio Junqueira – 4 pts
-
Diego Nunes – 2 pts
-
Santiago Urrutia – 0 pts
Ver essa foto no Instagram
A próxima corrida da Stock Car
A próxima etapa do calendário promete grande disputa pela liderança da corrida e do campeonato. Desse modo, a 11ª prova da Stock Car 2023 é em Cascavel, no dia 26 de novembro, no Autódromo de Cascavel. Lembrando que você acompanha todas as informações do campeonato aqui, no Esportelândia.
Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.