Na classificatória deste último sábado (4), Hamilton fez o melhor tempo e conseguiu a pole position no Grande Prêmio da Arábia Saudita. Mas isso quase não foi possível, isso porque seu maior adversário Max Verstappen chegou muito perto de conquistar, só não conseguiu pois bateu o seu carro e não conseguiu terminar sua volta. 

Sendo assim, sem concluir seu tempo, Lewis Hamilton quem larga da ponta na etapa, liderando a dobradinha da Mercedes com Valtteri Bottas na segunda colocação.

Portanto, esta é a quinta pole position de Hamilton em 2021 e a segunda consecutiva, já que ele largou na frente na rodada anterior, no GP do Catar. O resultado também marca a 103ª pole da carreira do britânico.

Minutos antes

Um pouco antes de começar a classificação, a FIA anunciou que o piloto Lewis Hamilton não seria punido em função de dois problemas ocorridos no treino livre realizado na manhã de sábado 

Isso porque, Hamilton virou alvo dos comissários por, supostamente não ter respeitado uma bandeira amarela e por impedir o piloto russo Nikita Mazepin da Haas de continuar uma volta.

Q1

O Q1 teve parte da sessão onde todos os pilotos usaram pneus macios e alternância de líderes. Max ficou apenas cinco minutos com o tempo mais rápido, mas foi superado por Lewis. 

Além disso, o piloto espanhol Carol Sainz (Ferrari) desbancou Lewis e ficou em primeiro. Porém, Valtteri Bottas (Mercedes), conseguiu o melhor tempo e assumiu o primeiro lugar. Mas na volta, ele enfrentou alguns problemas com o carro e precisou voltar para os boxes.

Mas faltando poucos minutos para acabar, o mexicano Sérgio Perez conseguiu o melhor tempo do Q1 e assumiu o primeiro lugar. Já os cinco piores tempos foram: Nicholas Latifi, Sebastian Vettel, Lance Stroll, Mick Schumacher e Mazepin.

Q2

Já no qualificatória 2, tivemos o primeiro incidente com Sainz, por volta da metade da sessão onde o piloto rodou na pista. O espanhol não colidiu com a barreira, mas precisou parar por conta dos pneus.

Além disso, o primeiro lugar ficou com Hamilton que fez 1:27.712. Os cinco pilotos que ficaram fora foi Daniel Ricciardo, Kimi Raikkonen, George Russel, Calos Sainz e Fernando Alonso

Q3

O Q3 começou com o Hamilton apresentando a sua primeira volta rápida mas acabou sendo desbancado pelo seu companheiro de equipe Bottas que assumiu a ponta. 

Ainda assim, pouco tempo depois, Verstappen conseguiu assumir o primeiro lugar com uma diferença de quase 0,5 segundo, fazendo com que o finlandês Valtteri Bottas fosse para a 2ª posição. 

Já em sua segunda e última volta, Lewis conseguiu fazer o melhor tempo e voltou ao primeiro lugar. Enquanto isso, Max que estava fazendo uma volta com os dois melhores e caminhava para superar o britânico. 

Acontece que quando estava já na última curva, Verstappen perdeu o controle do carro e acabou tocando no muro e perdeu a sua volta. O holandês terminou em 3ª.

Foto: Divulgação/Twitter/Formula 1