Um triste episódio abalou o mundo do atletismo neste domingo (11), com a trágica morte do queniano Kelvin Kiptum, recordista mundial da maratona, em um acidente de carro aos 24 anos de idade.
Kiptum, juntamente com seu treinador, Gervais Hakizimana, perdeu a vida em um acidente na estrada que liga Eldoret a Kaptagat, no Quênia, quando o próprio atleta estava ao volante do veículo, de acordo com informações locais.
Mais detalhes sobre a morte de Kelvin Kiptum
O trágico acidente que tirou a vida de Kiptum ocorreu quando ele perdeu o controle do veículo, saindo da estrada e colidindo com uma árvore, resultando em sua morte imediata, juntamente com a de seu treinador.
Um terceiro ocupante sobreviveu ao acidente, mas ficou gravemente ferido.
A morte abrupta de Kelvin Kiptum gerou uma série de homenagens do mundo do atletismo ao atleta que tinha tudo para se tornar uma lenda no esporte.
O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, expressou seu choque com a notícia da morte de Kiptum, descrevendo-o como um “atleta incrível que deixa um legado incrível”.
O cenário do atletismo mundial lamentou profundamente a perda, enviando condolências às famílias, amigos e à nação do Quênia.
Quem foi Kelvin Kiptum?
Kiptum, que estreou na maratona em dezembro de 2022, se destacou muito rápido ao conquistar recordes altamente expressivos com a pouca idade.
Em sua terceira maratona, ele estabeleceu um novo recorde mundial com um tempo de 2 horas e 35 segundos, tornando-se o primeiro a correr abaixo das duas horas e um minuto.
Seus feitos o colocaram como uma das maiores promessas do atletismo mundial e um possível sucessor de grandes nomes do esporte, como Eliud Kipchoge.
Diante disso, a morte prematura de Kiptum gerou uma onda de luto e homenagens por parte de atletas olímpicos, personalidades do esporte e autoridades quenianas.
Ver essa foto no Instagram
David Rudisha, Bernard Lagat e Robert de Castella foram algumas das vozes que expressaram sua tristeza e prestaram condolências às famílias das vítimas e à nação queniana como um todo.
Veja também: O inusitado encontro entre Vanderlei Cordeiro de Lima e Bruninho do vôlei
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.