A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) emitiu uma nota oficial expressando sua contrariedade em relação à realização de um evento automobilístico na pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera.
O local, conhecido por ter enormes espaços de saúde e bem-estar, é palco de grandes competições nacionais e internacionais, com a presença de atletas olímpicos e mundiais.
Diante disso, estava previsto para ocorrer em março a realização do evento Ultimate Drift na pista de atletismo do Ibirapuera.
Ver essa foto no Instagram
A nota de repúdio da Confederação de Atletismo contra o evento do Ibirapuera
O presidente da CBAt, Wlamir Motta Campos, manifestou sua preocupação, por meio da nota, com a decisão de utilizar a pista de atletismo para atividades que fogem de seu propósito original.
Em tom de repúdio, Campos informou que São Paulo, em comparação com outras grandes cidades do mundo, carece de opções de pistas adequadas para sediar eventos esportivos de grande porte.
Ao tomar conhecimento sobre a realização de tal evento no Ibirapuera, Campos entrou em contato com a Secretaria de Estado de Esportes de São Paulo e recebeu mais informações sobre o assunto.
Assim, aparentemente, a decisão de permitir o uso da pista por veículos automotores se baseou em uma consulta a um engenheiro, que indicou a viabilidade técnica.
Porém, o presidente da CBAt comentou estar apreensivo em relação aos possíveis danos à estrutura e ao histórico do local.
Há o temor pelo comprometimento também da estrutura da pista, além da deterioração da borracha.
O histórico da pista de atletismo do Ibirapuera
Vale a comparação da situação à da pista do Célio de Barros, no Rio de Janeiro, que foi temporariamente utilizada como apoio ao Estádio do Maracanã, mas nunca foi reformada como prometido.
Vale destacar a importância histórica da pista de atletismo do Ibirapuera, que já foi palco de eventos grandes e contou com a presença de grandes nomes do atletismo, como Joaquim Cruz, João do Pulo, Maurren Maggi e Fabiana Murer.
Veja também: Atleta de Bahamas quebra recorde mundial no atletismo
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.