Estreante nos Jogos Pan-Americanos, Wanderley Pereira, também conhecido carinhosamente como Holyfield, já subiu ao pódio neste ano. A medalha de prata conquistada na competição fechou 2023, que também ficou marcado por sua histórica participação no Mundial de boxe.

Se no Pan Wanderley Pereira fazia sua estreia, no Mundial, foi sua segunda participação. Em competição realizada em Tashkent, no Uzbequistão, o Holyfield fez boa campanha, chegando à grande final na categoria 75kg. No entanto, acabou sendo derrotado pelo cubano Yoenli Hernández e ficou com a medalha de prata.

O atleta baiano entrou para a seleta lista de brasileiros que chegaram à final da competição, se juntando, assim, a outros três nomes. São eles: Everton Lopes, que conquistou o ouro em 2011, Robson Conceição, que ficou com a medalha de prata em 2013, e Keno Marley Machado, que repetiu a medalha de prata em 2021.

Medalha de Wanderley Pereira faz com que Brasil iguale campanha histórica

Além de Wanderley Pereira, Wanderson Oliveira também subiu ao pódio ao ficar com a medalha de bronze na categoria até 71kg.

Com isso, o Brasil igualou sua melhor campanha em mundiais de boxe, com duas medalhas. Tais conquistas ocorreram em 2011, quando Everton Lopes foi campeão e Esquiva Falcão ficou com o bronze; e em 2013, com Everton agora com um bronze e Robson Conceição com a prata.

Medalha em sua primeira participação nos Jogos Pan-Americanos

Como dito anteriormente, esta foi apenas a primeira vez que o atleta Wanderley Pereira participou dos Jogos Pan-Americanos que, neste ano, tiveram como palco a cidade de Santiago, no Chile.

E sua história nos Jogos já começou com medalha. Assim, o boxeador baiano chegou à decisão na categoria 80kg. No entanto, na grande final, perdeu para o atleta cubano Arlen Lopes. Com isso, Wanderley Pereira ficou em 2º lugar na competição, com a medalha de prata no peito.