Após uma performance que merece destaque no Pan-Americano do México, onde o Brasil conquistou seis medalhas, incluindo uma de ouro, o wrestling brasileiro está determinado a garantir um número recorde de vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Com um total de 18 atletas buscando a classificação nos três estilos da modalidade (livre feminino, livre masculino e greco-romano), a expectativa é alta para o Pré-Olímpico que será realizado entre 28 de fevereiro a 1º de março, em Acapulco, México.

Performance do Brasil no Pan-Americano aumenta expectativa do wrestling em Paris

Dentre os atletas brasileiros que irão disputar as vagas para Paris, destacam-se nomes como Giullia Penalber, Laís Nunes e Joilson Júnior, todos considerados favoritos para garantir seus lugares nas Olimpíadas deste ano.

Paris 2024: após atuação positiva, Brasil pode bater recorde em número de vagas no wrestling
Reprodução: CBW

A dinâmica do torneio pré-olímpico é simples: os atletas devem vencer suas semifinais para conseguir a sua participação nos Jogos Olímpicos, já que não haverá disputa de finais.

O presidente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), Flávio Cabral, enfatizou, em nota, a importância do Pan-Americano na preparação da equipe e ressalta o foco total na busca pelas vagas olímpicas.

O Pan-Americano foi muito importante para a nossa preparação. Fizemos um excelente torneio e agora nosso foco é total em buscar as vagas para as Olimpíadas.

Apesar de mais curto, esse ciclo olímpico foi muito positivo para o wrestling brasileiro e pela primeira vez podemos ter uma participação recorde nos Jogos Olímpicos.

Paris 2024: após atuação positiva, Brasil pode bater recorde em número de vagas no wrestling
Reprodução: CBW

A segunda chance

Por outro lado, caso os atletas brasileiros de wrestling não alcancem a classificação no Pré-Olímpico de Acapulco, ainda terão uma última oportunidade no Pré-Olímpico Mundial, que acontecerá em Istambul, na Turquia, de 9 a 12 de maio.

Neste outro evento, três vagas estarão em disputa em cada uma das 18 categorias olímpicas, os dois primeiros colocados estão certamente classificados para Paris.

Veja também: Quiz: Maiores vencedores de disputa de cinturão no boxe [2024]

Enquanto isso, a terceira vaga será decidida em um confronto direto entre os dois terceiros colocados.

Paris 2024: após atuação positiva, Brasil pode bater recorde em número de vagas no wrestling
Reprodução: CBW