Robson Conceição, medalhista de ouro do boxe na Olimpíada do Rio, em 2016, sobe no ringue no próximo dia 6 de julho, para enfrentar O'Shaquie Foster, atual campeão do peso super-pena da WBC (World Boxing Council).
Em entrevista exclusiva ao Esportelândia, Robson contou como tem se preparado para a disputa e revelou os segredos para ser campeão mundial.
Robson Conceição luta pelo título do campeonato mundial de boxe
Mike Tyson, Floyd Mayweather, Manny Pacquiao, Tyson Fury e outros dos melhores boxeadores da história disputaram e foram campeões na WBC, onde agora Robson Conceição tenta conquistar o cinturão enfrentando o atual campeão da divisão, O'Shaquie Foster.
Em entrevista, Robson contou como tem sido a preparação com Luiz Dorea, treinador responsável por formar astros do boxe nacional, incluindo os dois medalhistas de ouro nas últimas duas Olimpíadas (Robson em 2016 e Hebert Conceição em 2020/21).
“Minha preparação está indo muito bem. Começamos o camp de treinamento em abril, em Salvador, e depois viemos para Las Vegas para a fase final.
Estamos focados em todos os aspectos, desde o condicionamento físico até a estratégia de luta. Estou me sentindo em ótima forma e confiante para a disputa do título”.
Robson chega de vitória contra o mexicano José Guardado Ortiz. A luta durou sete rounds e, faltando dois minutos para o fim da etapa, Conceição acertou um soco na barriga do adversário, que imediatamente foi ao chão.
O juiz começou a contagem regressiva e, faltando um segundo para a vitória ser decretada, Ortiz se levantou. Quando a luta recomeçou, o brasileiro continuou deferindo golpes na linha de cintura e venceu por nocaute técnico – quando o árbitro parou luta devido a uma lesão sofrida na disputa.
Robson Conceição fala da saudade de casa e do sacrifício para conquistar o título na WBC
O'Shaquie Foster: o versátil rival
Focado na preparação com Dorea, o brasileiro estuda o estilo de luta adversário e visa trabalhar nos treinos as maiores valências de Foster para saber o que fazer em determinadas situações.
O'Shaquie Foster, conhecido como “Ice Water”, é um pugilista profissional americano, destro, com um cartel profissional de 23 lutas, com 21 vitórias (12 por nocaute) e apenas duas derrotas.
“Os principais desafios foram manter a intensidade do treinamento e ajustar pequenos detalhes técnicos para enfrentar um adversário tão versátil como Foster”.
Em contrapartida, Robson tem menos lutas e quase o mesmo aproveitamento do atual campeão. Na carreira, Conceição tem 21 lutas, 18 vitórias (nove nocautes), duas derrotas (ambas em disputa pelo cinturão) e um empate.
A saudade de casa e da família
Enfrentando desafios diariamente, a carga de treino somada a saudade de casa, Conceição entende que o sacrifício é necessário para alcançar grandes objetivos.
“É sempre um desafio estar longe da família por tanto tempo, mas isso faz parte do sacrifício necessário para alcançar grandes objetivos”.
As batidas na trave em disputas pelo cinturão
2021: Robson Conceição x Óscar Valdez
Robson tem batido na trave nas disputas de cinturão. Em 2021, enfrentou o mexicano Óscar Valdez pelo título mundial super-pena do WBC, mas foi derrotado por decisão unânime.
2022: Robson Conceição x Shakur Stevenson
Em 2022, voltou aos ringues para enfrentar o americano Shakur Stevenson pelo título mundial unificado super-pena (WBC, WBO e The Ring), mas perdeu novamente por decisão unânime.
2023: Robson Conceição x Emanuel Navarrete
Em maio de 2023, teve sua terceira chance pelo cinturão mundial super-pena da WBO, dessa vez contra o mexicano Emanuel Navarrete. A luta terminou em empate majoritário e o título permaneceu com o campeão.
2024: Conceição fala sobre as expectativas para luta contra Foster
A parte analítica nos esportes de contato faz a diferença no resultado. Sabendo disso, Robson Conceição tem se preparado para a velocidade e técnica de Foster, aspectos destacados pelo lutador, e vem sendo trabalhado nos treinamentos.
“Minhas expectativas são altas. Sei que será uma luta difícil, mas estou confiante na minha preparação. Foster é um lutador rápido e técnico.
Nosso foco tem sido em neutralizar suas principais armas e explorar suas vulnerabilidades. Acredito que estou preparado para qualquer situação que ele traga para o ringue”.
É fã de boxe? Aproveite para se aprofundar ainda mais na nobre arte:
- Tudo sobre Boxe: história, regras, golpes e equipamentos
- Dicionário do boxe: conheça todos os termos do esporte
- BOMBA! Boxe corre sério risco de ficar de fora da próxima Olimpíada
- Campeã mundial de boxe, Bia Ferreira manda recado para os brasileiros: “Eu falei que...”
- Os 8 melhores filmes e séries de esportes da Netflix para assistir em ano de Olimpíadas
Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.