Rodrigo Sezinando provou por que foi a primeira escolha de Daniel Cormier em sua categoria no The Ultimate Fighter 33 (TUF), se tornando finalista da edição e garantindo uma luta no UFC.
Com um jogo afiado no solo e uma estratégia precisa, o brasileiro superou Jeff Creighton por decisão dividida nas semifinais dos meio-médios e garantiu vaga na final do reality show, com um contrato com o UFC em jogo.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Rodrigo Sezinando na final do TUF 33 com Daniel Cormier e perto de contrato com UFC
A luta semifinal foi um reflexo claro da proposta de Rodrigo: quedas consistentes, controle posicional e agressividade medida.
Estou no UFC. Vou para a final. O mundo inteiro vai conhecer a minha história. Estou definitivamente muito orgulhoso de mim mesmo.
Durante os três rounds, Rodrigo controlou a maior parte das ações no solo. Apesar da boa troca de golpes de Jeff Creighton, o canadense não conseguiu se manter de pé tempo suficiente para reverter o cenário. Cormier comentou a vitória do brasileiro:
“Jeff parecia ser o melhor striker, pelo menos de longe”, disse Cormier. “Toda vez que ele se esticava demais, Rodrigo simplesmente o agarrava ou chegava à posição de queda”.
Mesmo no último round, com uma reação corajosa de Creighton, o brasileiro conseguiu nova queda e aplicou ground and pound, assegurando sua passagem para a final.
Histórico de Rodrigo Sezinando antes do TUF
Com um cartel de 8 vitórias (5 nocautes e 2 finalizações) e apenas 1 derrota, Sezinando chegou ao reality como uma aposta forte. Na estreia, venceu Diego Bianchini por decisão unânime em uma luta marcada por provocações e domínio técnico.
Me considero um lutador para frente. Sempre busco o nocaute ou a finalização. Meu objetivo é o cinturão do UFC.
Nascido no Rio de Janeiro e hoje radicado em Vancouver, no Canadá, Rodrigo é cria da Nova União e representa também a academia canadense Lion MMA.
Um brasileiro com coração dividido entre Brasil e Canadá
A relação com o Canadá vai além do octógono. Ao ser acolhido pelo país durante sua jornada no MMA internacional, Sezinando decidiu levar as duas bandeiras para o cage.
A galera de lá me abraçou muito. Hoje defendo Brasil e Canadá. Eles me fizeram sentir em casa.
Desde 2022 em Vancouver, Rodrigo construiu uma nova vida, aprendeu inglês e espanhol, e usa sua história para inspirar outros jovens lutadores.
Da favela para o UFC
Vindo de uma família humilde, Sezinando teve que deixar a mãe no Brasil para tentar a sorte no exterior.
Falei para ela: ‘Só volto quando puder te dar uma qualidade de vida melhor’. Vou assinar com o UFC e lutar pelo cinturão.
Hoje, é também envolvido com projetos sociais como ‘Projeto Acolher’ e ‘Sempre Criança’, onde compartilha experiências e oferece oportunidades a crianças da comunidade.
Temporada especial do TUF 33
O TUF completa 20 anos em 2025 e escolheu nomes com cinturões internacionais para o elenco. Daniel Cormier e Chael Sonnen são os técnicos da edição, com atletas nos pesos mosca (57 kg) e meio-médio (77 kg).
Foi a melhor experiência da minha vida. Vocês vão ver muito drama, emoção e guerra no cage. Não pisquem.
Rodrigo foi a primeira escolha de Cormier na sua categoria e tem se mostrado uma das grandes estrelas do programa.
Quem é Rodrigo Sezinando?
Rodrigo Sezinando é um lutador brasileiro de MMA, cria da Nova União e radicado no Canadá. Ele disputa a final do TUF 33 na categoria meio-médio.
Quando acontece a final do TUF 33?
A final do The Ultimate Fighter 33 acontecerá em evento do UFC a ser confirmado nas próximas semanas. O vencedor ganhará contrato oficial com a organização.
Quem são os técnicos do TUF 33?
Daniel Cormier e Chael Sonnen lideram as equipes do TUF 33. Cormier treinou Rodrigo Sezinando na divisão dos meio-médios.
Continue no Esportelândia e leia mais sobre as melhores histórias do UFC e MMA:
- Como Jon Jones saiu de campeão polêmico do UFC para atleta de Jesus e GOAT do MMA?
- Lenda do UFC, Anderson Silva quase abandonou o MMA para abrir lava-rápido: “Estava decepcionado”
- Como Cristiano Ronaldo virou ‘mentor’ de ex-jogador de futebol sensação do UFC?
- [Exclusiva] Wanderlei Silva detona Vitor Belfort após 27 anos de espera: “Fugiu da revanche no UFC”
- (Vídeo) “FOI UM ROUBO”! Brasileiro sofre nocaute em 35 segundos de luta no UFC e árbitro causa polêmica