Nesta segunda-feira (8), está acontecendo o segundo dia do Mundial de Judô 2023, em Doha, no Catar. O brasileiro Willian Lima está fora da competição após perder para o francês Walide Khyar nas oitavas de final.
Faltou um pouco de gás no fim, mas é um sentimento de evolução. Desde ano passado estou trabalhando de forma diferentes, outros caminhos para chegar preparado para as Olimpíadas de Paris. Estou me sentindo bem, confiante, isso faltava um pouco em mim, essa confiança. Hoje me senti confiante das minhas ações, me senti bem condicionado.
Hoje o torneio é válido apenas para judocas nas categorias até 52kg no feminino e até 66kg no masculino.
Caminho de Willian até as oitavas de final
Willian Lima estreou com vitória para cima de Ramazan Kodzharov (BRN). Na ocasião, o brasileiro nem precisou lutar, isso porque seu adversário foi eliminado do Mundial de Judô depois de ter falhado ainda na pesagem.
Na rodada seguinte, venceu Nurali Emomali (TJK) nos minutos finais com um waza-ari. Classificado para as oitavas de finais da competição, Willian perdeu o duelo contra o francês Walide Khyar.
Após quatro minutos de Golden Score, o europeu conseguiu deferir um waza-ari no brasileiro e avançou para a disputa das quartas de final. Enquanto isso, Willian se prepara para a competição por equipe, a fim de recuperar-se.
Acabou a competição individual, mas na competição por equipe vou estar dando meu máximo e tudo de mim como sempre. Vamos buscar essa medalha.
Vale lembrar que é a segunda participação do brasileiro em Mundiais de Judô. Assim como em 2022, no mundial em Tashkent (Uzbequistão), Willian terminou sua passagem sendo eliminado na fase de oitavas de final.
Participação do Brasil no Mundial de Judô
Na competição, o Brasil conta também com a presença da carioca Rafaela Lima, 31 anos, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Atualmente, é a número 1 do ranking e bicampeã mundial.
O Brasil conta também com a participação da judoca Beatriz Souza, vice-campeã do torneio em 2022.
Programação do Mundial
Finais sempre às 12h (de Brasília), com transmissão ao vivo do sportv
Segunda-feira (8/5)- categoria meio leve (52kg feminino e 66kg masculino)
Terça-feira(9/5) – categoria leve(57kg feminino e 73kg masculino)
Quarta-feira(10/5) – categoria meio médio (63kg feminino e 81kg masculino)
Quinta-feira (11/5) – categoria médio (70kg feminino e 90kg masculino)
Sexta-feira (12/5) – categoria meio pesado (78kg feminino e 100kg masculino)
Sábado (13/5)- categoria pesado (+78kg e +100kg)
Domingo (14/5) – prova por equipes
Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.