O Brasil encerrou sua participação no Grand Slam de Paris de Judô, que foi disputado na capital francesa, neste final de semana.
No entanto, não teve desempenho animador na competição, que é considerada um dos testes para os Jogos Olímpicos, que ocorrem neste ano, também na cidade de Paris.
Os atletas brasileiros convocados para o Grand Slam de Paris de Judô
O Brasil foi representado por 21 judocas, que buscavam pontuar no ranking classificatório para os Jogos Olímpicos. Foram 10 atletas nas chaves masculinas e 11 nas chaves femininas.
No masculino, participaram Roger Pereira (60kg), que substituiu Ronald Lima (66kg), lesionado; Michel Augusto (60kg); Willian Lima (66kg); Vinícius Ardina (73kg); Gabriel Falcão (73kg); Guilherme Schimidt (81kg); Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg); Rafael Buzacarini (100kg); e Rafael Silva “Baby” (+100kg).
No feminino, as judocas foram Natasha Ferreira (48kg); Alexia Nascimento (48kg); Larissa Pimenta (52kg); Jéssica Pereira (52kg); Rafaela Silva (57kg); Jéssica Lima (57kg); Ketleyn Quadros (63kg); Nauana Silva (63kg); Ellen Froner (70kg); Luana Carvalho (70kg); e Karol Gimenes (78kg).
Veja o desempenho dos judocas brasileiros em suas categorias
Alexia Nascimento e Natasha Ferreira – 48kg
A atleta Alexia Nascimento foi eliminada na primeira luta, diante de Erika Lasso, ao sofrer um waza-ari no golden score.
Natasha Ferreira também sofreu um waza-ari na primeira luta, no tempo extra. A adversária foi Francesca Milani.
Roger Pereira e Michel Augusto – 60kg
Roger Pereira estreou no circuito sênior e caiu no golden scores no waza-ari em luta contra Gabin Supervielle.
Michel Augusto enfrentou Won Jim Kim e foi eliminado nas punições.
Jéssica Lima – 57kg
Jéssica Lima estreou com vitória por 2 waza-ari (ippon) sobre Altantsetseg Batsukh. Mas, na 2ª rodada, enfrentou a campeã olímpica Nora Gjakova, e sofreu um ippon.
🔴 #judoparis 57kg
Jéssica Lima 🇧🇷 enfrentou a campeã olímpica Nora Gjakova 🇽🇰 na 2ª rodada. Conseguiu uma boa entrada logo no início, mas, na tentativa do 2º golpe, acabou ficando exposta e foi imobilizada até o ippon.
Valeu, Jeh! pic.twitter.com/sCzBjveQuZ
— CBJ (@JudoCBJ) February 2, 2024
Larissa Pimenta – 52kg
Larissa Pimenta fez sua estreia contra Sita Kadamboeva. A brasileira até começou bem, mas a arbitragem de vídeo assinalou saída de área da judoca em um momento da luta no Grand Slam de Paris de Judô.
Willian Lima – 66kg
Willian Lima venceu Obid Dzhebov nas punições e foi para as oitavas de final. Mas nem precisou lutar, pois seu adversário, Yasset Kuanov, não se apresentou para a luta.
Nas quartas de final, Willian Lima enfrentou Yondonpenrenlei, que encaixou uma imobilização e foi para a semifinal. Enquanto o brasileiro foi para a repescagem.
Por fim, Willian Lima perdeu para o espanhol David Garcia Torne, na repescagem, e ficou em sétimo lugar. Assim, não disputou o bronze.
🔴 #judoparis 66kg
7º lugar para Willian Lima 🇧🇷 no Grand Slam de Paris
Brasileiro foi superado pelo espanhol David Garcia Torne 🇪🇸 na repescagem e ficou fora da disputa pelo bronze.
Campanha
🟢 Bouba 🇫🇷
🟢 Dzhebov 🇹🇯
🟢 Kuanov 🇰🇿
🔴 Yondonperenlei 🇲🇳
🔴 Garcia Torne 🇪🇸 pic.twitter.com/tbU2rAEINk— CBJ (@JudoCBJ) February 2, 2024
Rafaela Silva – 57kg
Rafaela Silva estreou contra Kaja Kajzer e venceu com um ippon. Nas quartas de final, a brasileira venceu Akari Omori nas punições e avançou.
No entanto, perdeu para Faiza Mokdar, no golden score, e foi para a repescagem. Nesta fase, perdeu para Marica Perisic, nas punições, e ficou com o 7º lugar no Grand Slam de Paris de Judô.
🔴 #judoparis 57kg
7º lugar para Rafaela Silva 🇧🇷 no Grand Slam de Paris
Rafa perdeu na repescagem para Marica Perisic 🇷🇸, nas punições (3-1), e nao avançou à disputa pelo bronze.
Campanha
🟢 Kajzer 🇸🇮
🟢 Omori 🇯🇵
🔴 Mokdar 🇫🇷
🔴 Perisic 🇷🇸Valeu, Rafa! pic.twitter.com/itd3BRzxrA
— CBJ (@JudoCBJ) February 2, 2024
Gabriel Falcão – 57kg
O judoca venceu a primeira luta contra o francês Guillaume Chaine. Na sequência, passou por Abdullah Hamad, por imobilização.
Mas, nas oitavas de final, até abriu um waza-ari de vantagem sobre Chikhelidze, mas sofreu um ippon e se despediu da competição.
Nauana Silva – 63 kg
Após vencer Tsegmid, por ippon, e Agnese Zucco, por waza-ari, Nauana Silva chegou às oitavas de final.
A brasileira eliminou a cabeça de chave Prisca Awiti Alcaraz, mas perdeu, nas quartas, para a japonesa Yamaguchi, nas punições, e foi para a repescagem.
Na repescagem, perdeu para Lucy Renshall e ficou com o sétimo lugar no Grand Slam de Paris de Judô.
Luana Carvalho – 70kg
No Grand Slam de Paris de Judô, Luana Carvalho venceu Florine Soula, por waza-ari, e foi para as oitavas de final. Mas, diante de Ai Tsunoda Rustant, perdeu nas punições.
Vini Ardina – 73kg
Vini Ardina venceu Petru Pelivan e se classificou para as oitavas de final. Contudo, parou em Dardan Cena, nas punições.
🔴 #judoparis 73kg
Vinícius Ardina 🇧🇷 para em Dardan Cena 🇽🇰 nas oitavas após sofrer 3 punições contra 2 do adversário. pic.twitter.com/Ht1mH6tDE8
— CBJ (@JudoCBJ) February 3, 2024
Ketleyn Quadros – 63kg
A brasileira não passou da primeira luta, quando enfrentou a vice-campeã mundial Andreja Leski.
Guilherme Schimidt – 81kg
Guilherme Schimidt sofreu um waza-ari ao enfrentar o atleta russo Timur Arbuzov e foi eliminado. Anteriormente, venceu Muso Sobirov por ippon.
Ellen Froner – 70kg
A judoca Ellen Froner se despediu nas oitavas de final do Grand Slam de Paris de Judô ao sofrer o ippon de Giovanna Scoccimarro.
Rafael Macedo – 90kg
O judoca chegou a semifinal após passar por três adversários nas eliminatórias do Grand Slam de Paris de Judô.
Na semifinal, enfrentou Mihael Zgank. No entanto, foi derrotado nas punições. Por fim, na disputa do bronze, o brasileiro perdeu para Sherov e ficou com o quinto lugar.
Ver essa foto no Instagram
Leonardo Gonçalves – 100kg
O brasileiro Leonardo Gonçalves venceu Boris Georgieve por ippon de estrangulamento. Mas, na 2ª rodada, perdeu para o sérvio Aleksandar Kukolj.
Rafael Buzacarini – 100kg
Buzacarini venceu Baymyrat Majanov, por imobilização, e Bekzart Shagatayev, nas punições. Mas, nas oitavas, caiu no golden score ao sofrer waza-ari na luta contra Dzhafar Kostoev.
Rafael Silva – +100kg
Rafael Silva caiu na 1ª rodada do Grand Slam de Paris de Judô ao perder para o turco Ibrahim Tataroglu nas punições.
Karol Gimenes – 78kg
A brasileira também se despediu na 1ª rodada, na luta contra Migle Jujlia Dudenaite, nas punições.
Repórter no Esportelândia. Formada em Letras pela UFRJ e Jornalismo pela FACHA. Passou por Vavel Brasil, Esporte News Mundo, Futebol na Veia e PL Brasil. Está no Esportelândia desde 2021.