A renovação da Seleção Brasileira do técnico Zé Roberto Guimarães começou com uma medalha de prata na VNL. A primeira competição do novo ciclo trouxe novos nomes que ganharam destaque.

Foi o caso da novata Marcelle e também de Júlia Kudiess e Júlia Bergmann, que assumiram a titularidade da equipe pela primeira vez.

No entanto, na visão de Zé Roberto, uma jogadora fez muita falta para o Brasil na decisão da VNL. A ponteira Ana Cristina, que se machucou durante a competição, liderava a equipe no ataque.

Zé Roberto lamenta ausência de Ana Cristina na reta final da VNL

Comentando sobre a final da VNL diante da Itália, Zé Roberto explicou que o Brasil sentiu a ausência de Ana Cristina, que no momento de sua lesão, era a segunda maior pontuadora de todo o torneio.

A contusão da Ana [Cristina] foi uma ausência muito sentida, um pecado por vários motivos. Primeiro, como pessoa, ela é uma pessoa querida, todo mundo adora conviver com ela, se relaciona muito bem com o grupo.

Em seguida, o comandante falou sobre como a jovem estava sendo a principal atacante da Seleção Brasileira e desejou melhoras para a ponteira.

A outra questão é que ela é uma grande definidora, ela estava sendo a nossa definidora das bolas altas, das bolas difíceis, e quando você perde uma jogadora assim, faz uma tremenda falta. Mas o importante é a recuperação dela, ela fazendo uma boa recuperação, volta muito bem, a expectativa é grande já para o ano que vem.

Zé Roberto também terá Ana Cristina como desfalque no Mundial

Sem muito tempo para descanso, a Seleção Brasileira já começa a focar no Mundial, torneio em que Zé também não poderá contar com Ana Cristina.

Não vamos poder contar com ela [Ana Cristina] no Mundial, o que é uma pena, mas vamos seguindo, acho que tem muita luta pela frente.

Qual é a lesão de Ana Cristina?

Ana Cristina sofreu uma lesão no menisco do joelho direito que exigiu cirurgia. O procedimento foi realizado com sucesso e agora a ponteira passará por um processo de recuperação que deve levar, em média, de 4 a 6 meses.

Durante esse período, a jovem seguirá um trabalho intenso de fisioterapia para ganhar força, mobilidade e retomar a confiança nos movimentos dentro de quadra. A expectativa é que ela só volte a atuar em competições oficiais no início de 2026.

Quando ocorre o Mundial de Vôlei Feminino?

O Mundial será o próximo desafio da equipe de Zé Roberto Guimarães. A competição começa no dia 22 de agosto.

O Brasil estreia exatamente no primeiro dia do campeonato, diante da Grécia. A equipe também enfrenta França e Porto Rico.

Siga no mundo do vôlei e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.