Entre os temas mais sensíveis do vôlei, os cortes sempre aparecem no topo da lista. Ao longo da carreira, Zé Roberto Guimarães acumulou momentos em que precisou tomar decisões duras.

Mas um episódio em especial ficou marcado: ainda no período em que comandava o Colgate São Caetano, em 1991, o treinador decidiu o corte de Karyn Paiva para o Mundial Interclubes de uma forma inusitada, no cara ou coroa.

O corte de Zé Roberto definido no cara ou coroa

Em conversa com o podcast Ataque e Defesa, a ex-atleta Karyn Paiva recordou o episódio em que acabou sendo desligada da equipe por Zé Roberto Guimarães de um jeito nada comum.

Na verdade, eu jogava na Colgate e nós éramos em 13. Em cada jogo, ia revezando. A minha maior função nesse time era o saque. Fomos campeãs da Superliga e entramos no Mundial. No último treino, o Zé Roberto precisou definir as 12 jogadoras que iam viajar.

Quando ele falou isso, eu já ia pegar minha bolsinha. Eu treinava menos que as meninas, fazia faculdade de manhã e também era a mais nova. Na minha cabeça, já estava tudo bem. Mas aí ele falou: ‘Vamos ficar entre a Janaina e a Karynzinha’.

Na sequência, Karyn contou que Zé Roberto tinha o desejo de manter as duas atletas no elenco, mas como precisava optar por apenas uma, recorreu a um último artifício: um simples cara ou coroa.

Eu não sei como escolher, as duas são do mesmo nível. Por jogarem em posições diferentes, eu precisaria das duas. A gente perguntou: ‘E aí Zé vamos fazer como?’, ele respondeu: ‘Na moedinha’. Juro, foi triste. Ele foi o árbitro. Eu perdi, peguei minha malinha e fui.

Karyn Paiva não guardou mágoas de Zé Roberto

Mesmo tendo sido cortada de uma maneira pouco convencional, a ex-jogadora ressaltou que não ficou com ressentimentos de Zé Roberto e considerou a atitude do técnico correta.

A minha irmã chorava. Aí eu falei: ‘Eu vou levar isso para minha vida, porque ele não optou por uma ser mais nova. Ele avaliou dentro de quadra e isso, para mim, foi justo.

O Mundial de Clubes de 1991

No Mundial de 1991, a equipe de Zé Roberto terminou como vice-campeã. O comandante foi eleito o melhor técnico da competição, que teve o Sadia como grande campeão.

Siga no mundo do vôlei e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.