Vedacit Vôlei Guarulhos e Itambé Minas se enfrentam nesta quinta-feira (25), às 16h (horário de Brasília) pelas quartas de final da Copa Brasil.
A competição é disputada pelas oito equipes mais bem colocadas ao final do 1º turno da Superliga Masculina de Vôlei.
O time paulista terminou o 1º turno em 4º lugar, com 21 pontos, e os mineiros, em 5º, com 20 pontos.
Diante do Minas, Vôlei Guarulhos encara tabu na Copa Brasil
Ver essa foto no Instagram
Essa será a terceira vez que Guarulhos e Minas se encontram na Copa Brasil. A diferença é que, nas duas anteriores, o duelo ocorreu na semifinal da competição. E nas duas, a equipe mineira saiu com a vitória.
A primeira ocorreu em 2022, com vitória do Itambé Minas, por 3 sets a 1. A segunda foi no ano seguinte, terminando com vitória da equipe mineira novamente, e pelo mesmo placar.
Técnicos se reencontram com suas ex-equipes
Além desse tabu, a partida terá outra situação que vale destaque, o reencontro dos técnicos com suas ex-equipes.
Visto que, no início do ano, Guilherme Novaes deixou o Guarulhos para assumir o Minas. Enquanto Nery Tambeiro Jr. fez o caminho inverso.
As mudanças começaram quando Nery Tambeiro deixou o comando do Minas após o fim da temporada 2022/23. O treinador esteve na equipe mineira durante nove temporadas, no período entre 2014/15 e 2022/23.
Assim, o Itambé Minas trouxe Guilherme Novaes, que estava no comando do Vôlei Guarulhos nas três temporadas anteriores. Inclusive, Novaes já havia passado pelo clube mineiro.
Isso porque foi assistente técnico entre os anos de 2014 e 2020, trabalhando, inclusive, com Nery Tambeiro. Na sequência, Guilherme Novaes deixou o Minas e assinou com o Vôlei Guarulhos.
Fechando essa “dança das cadeiras”, Nery Tambeiro Jr. foi anunciado como o novo técnico do Vedacit Vôlei Guarulhos.
Último encontro entre Vôlei Guarulhos e Itambé Minas
Apesar de buscar sua primeira vitória sobre o Itambé Minas na Copa Brasil, na última partida entre as equipes, quem levou a melhor foi o Vôlei Guarulhos.
O último embate ocorreu em 23 de dezembro do ano passado, pela oitava rodada da Superliga Masculina de Vôlei 2023/24. Os paulistas venceram pelo placar de 3 sets a 1.
Repórter no Esportelândia. Formada em Letras pela UFRJ e Jornalismo pela FACHA. Passou por Vavel Brasil, Esporte News Mundo, Futebol na Veia e PL Brasil. Está no Esportelândia desde 2021.