Nessa última semana da Liga das Nações (VNL) de vôlei feminino, Japão e Turquia se enfrentaram na noite dessa sexta-feira (1). A saber, o início foi tranquilo para as turcas. Porém, as japonesas imprimiram um forte sistema de defesa e contra ataque. Apesar disso, o time turco teve jogadoras estratégicas e fecharam o jogo em 3 x 1.
1º set: Formações diferentes
O jogo iniciou com formações diferentes do habitual. A saber, Airi entrou como ponteira no time japonês no lugar de Koba. Enquanto isso, Karakurt novamente começou no banco. A oposta turca Boz ficou em seu lugar.
Inicialmente, o jogo se manteve bastante disputado. Para exemplificar, a maior distância até então foi o placar de 12 x 10 para a Turquia. No entanto, com erros de saque turcos, o Japão se aproximou novamente.
Na metade do set, o sistema defensivo japonês cresceu e começou a dificultar a finalização turca. Apesar disso, com uma boa distribuição da levantadora Özbay, Turquia se mostrou com um altíssimo potencial de ataque. As jogadoras com um alcance muito alto e bastante potência. Dessa forma, fecharam o primeiro set em 25 x 20.
2º set: Vitória tranquila da Turquia
Diferentemente do primeiro set, este segundo iniciou com uma vantagem da Turquia logo no início. Com muito erros do Japão e boa sequência turca, o placar chegou a 17 x 6.
Vale destacar, novamente, a levantadora Özbay. Uma enorme partida da jogadora. Além disso, vale ressaltar também a ponteira Baladin e as centrais Erdem e Güneş. Pelo lado japonês, Ishikawa tem sido o destaque.
O técnico turco fez a inversão com Çaliskan e Karakurt no final da parcial, o qual fecharam em 25 x 15. Os bloqueios foram fundamentais para essa distância no placar. Pois, neste set, foram 9 da Turquia e 2 do Japão.
3º set: Reação japonesa
Em contrapartida aos dois primeiros sets, esse terceiro iniciou com grande vantagem das japonesas. O time encaixou e cresceu nos contra ataques. Assim, conseguiram fazer o placar de 12 x 5.
No entanto, houve uma bela recuperação da Turquia especialmente com Baladin e Güneş. Com um pequeno susto, a ponteira decisiva da Turquia sentiu o tornozelo. Mas, logo retornou.
Shimamura e Uchiseto foram fundamentais para o Japão nessa parcial. Apesar da reação turca, essas jogadoras – juntamente com Ishikawa – colocaram a seleção japonesa de volta na partida. Assim, fecharam esse set em 25 x 18.
4º set: Karakurt decisiva
Igualmente ao set anterior, Japão iniciou na frente. Novamente as defesas japonesas funcionando de forma incrível. Pelo lado turco, Erdem voltou a rodar muitas bolas. Enquanto no time asiático, Hayashi cresceu exponencialmente. A ponteira marcou vários pontos importantes.
A partir desse momento, a partida se manteve bastante disputada – chegando ao placar igual em 20 x 20. Porém, Karakurt entrou no lugar de Boz nesse final de set e foi a principal definidora desse momento crucial. Dessa forma, Turquia fechou em 25 x 22.
Turquia e Japão – E agora?
Por certo, Turquia já tem o próximo confronto neste sábado (2). As jogadoras turcas enfrentarão os Estados Unidos às 17h. Por outro lado, o Japão entrará em quadra novamente logo em seguida contra a Sérvia, às 20h. Ambos no horário de Brasília.
Foto destaque: Reprodução/ Web Vôlei
Jornalista em formação. Escolhi esse curso porque gosto muito da área de comunicação, sempre gostei de ler e escrever e me identifico com essa profissão. Tenho experiência com trabalho em equipe e com mídias sociais. Atuante na escrita com produção de textos multimídia e a adaptação destes conforme os diferentes públicos-alvo. Igualmente operante no setor audiovisual com fotografias, vídeos e edição. Integrante da equipe de comunicação da Atlética UniCarioca. Também fui responsável pelo campo administrativo e criativo da página exclusiva do voleibol. Fui componente de um programa de rádio sobre o setor cinematográfico e integro um grupo especializado em imagens: Estudo avançado em Fotografia- EAF. Já desempenhei a função de monitora de fotografia e faço parte da pastoral da comunicação- PASCOM.
Tenho objetivo de crescer como profissional e aproveitar todo aprendizado. Possuo comprometimento, proatividade e busca constante por conhecimento.