Um dos torneios mais acompanhados no Brasil é a liga nacional de vôlei. Assim, o Esportelândia preparou tudo sobre a premiação da Superliga Masculina 2024. Fique por dentro sobre a competição e tudo sobre os prêmios recebidos pelas equipes no final da temporada.

Atualmente, o grande favorito ao título é o Sada Cruzeiro, que também é o atual campeão, seguido do São José dos Campos que vem forte com Douglas Souza o Minas que é o atual vice-campeão.

História da Superliga Masculina

Até os anos 1960, as competições de voleibol no Brasil eram no âmbito estadual, carecendo de uma competição nacional oficial. As edições de 1962 e 1963 testemunharam a disputa da Taça Guarani de Clubes Campeões, sendo conquistadas pelo Grêmio Náutico União do Rio Grande do Sul e pelo Minas Tênis Clube de Minas Gerais, respectivamente.

Em 1964, teve lugar a única edição do Campeonato Brasileiro de Clubes Campeões, novamente vencido pelo Minas Tênis Clube. Entre 1968 e 1975 (exceto 1970), a Taça Brasil foi o palco da competição.

Destacando-se, o Botafogo do Rio de Janeiro emergiu como vencedor nas edições de 1971, 1972 e 1975, enquanto seu arquirrival da época, o Paulistano, triunfou em 1973 e 1974. As demais edições foram conquistadas por Santos (1968) e Randi (1969).

Em 1976, surge o Campeonato Brasileiro de Clubes, inicialmente planejado bienalmente de 1976 a 1980, passando a ocorrer anualmente a partir de 1981, com a participação exclusiva de equipes profissionais.

O pioneiro na era profissional foi o Atlântica Boavista do Rio de Janeiro, que se estabeleceu como uma das potências do voleibol na década de 1980. Na temporada 1988–89, a competição ajustou-se ao calendário internacional, ocorrendo entre o segundo semestre de um ano e o primeiro do seguinte, originando a Liga Nacional.

A Superliga estreou na temporada 1994–95, substituindo a Liga Nacional. O número de participantes varia a cada ano, e desde a temporada 2011–12, o torneio conta com duas divisões – Série A e Série B.

Qual é a premiação da Superliga Masculina 2024?

O torneio é um dos mais vistos e disputados no Brasil. Desta forma, tudo que acontece na Superliga é muito comentado pelo fãs do esporte. Assim, os times brigam para conquistar o torneio nacional. Cada equipe tem que pagar uma valor de R$ 20.000 mil reais para ter o direito de participar do torneio.

No entanto, o campeão não tem direito a nenhuma premiação da Superliga Masculina em dinheiro. Desta forma, ainda sofrem com algumas questões e gastos por fora. Isso porque, as viagens são custeadas pelos clubes e o famoso ‘desafio' usado nos jogos não está disponível, tem que ser pago e muitos não conseguem ter o valor para oferecer no benefício.

Com isso, muitos lances deixam de ter uma decisão acertada, por conta, de que o valor é alto para os times. Assim, partidas e pontos preciosos acabam sendo perdidos devido a falta do equipamento em alguns confrontos da Superliga Masculina.

Valores da premiação da Superliga Masculina 2024

A competição não dá premiação em dinheiro para o campeão, nem para o vice-campeão e também nos prêmios individuais. Desta forma, o time que vencer a final no dia 5 de maio de 2024, recebe o troféu da Superliga Masculina e 35 medalhas de ouro. Além disso, o segundo e terceiro lugares também recebem medalhas, de prata e bronze.

No final da competição, existem as premiações individuais pelo desempenho durante o torneio e na fase final. Assim, tem a honraria dos dois Melhores ponteiros, dois melhores centrais, melhor levantador, melhor oposto, melhor libero, melhor jogador do Campeonato – MVP e melhor jogador (a) da Final – Troféu Viva Vôlei.

Além disso, o melhor técnico, melhor árbitro e o revelação do torneio também são escolhidos. A premiação do Craque da Galera da Superliga 2023/2024, é baseada na
votação popular, através do site da CBV.