Na noite deste domingo (13), foi marcado pelo duelo de duas equipes da mesma cidade Belo Horizonte (MG) no clássico mineiro de dois grandes rivais em quadra pela Superliga Masculina de Vôlei entre Sada Cruzeiro e Itambé Minas. A partida foi realizada no ginásio poliesportivo do Riacho, em Contagem (MG). O duelo digno de grandes lances e boas disputas marcou a primeira vitória no ano do Minas por 3×1 diante do Cruzeiro como visitante.
1º set: Minas demonstra melhores jogadas e saí na frente no placar
A partida reunindo dois gigantes do voleibol nacional de mesma cidade, no caso da capital Belo Horizonte (MG) não poderia ser apenas um simples duelo pela Superliga Masculina de Vôlei na sua 5º rodada, mas o que houve de fato foi a rivalidade com grandes esforços dos jogadores. O Minas começou melhor em relação ao Cruzeiro. Com maior intensidade e volume de jogo conduziu ao longo do primeiro set, tanto nos lances dos bloqueios e os erros de marcação no lado da equipe celeste permitiu então ao Minas saber administrar a vantagem e assim finalizar o primeiro set do jogo em 21×25.
O grande destaque neste momento foi o veterano oposto Leadro Visotto, com sua longa experiência em quadra ele marcou pontos importes e permitiu ao Minas mesmo sentindo as críticas e vaias pelos torcedores do Cruzeiro por ser o mandante do confronto não abalou o empenho do clube e começar na frente.
2º set: Minas continua superior em quadra diante o Cruzeiro
O Minas manteve-se no mesmo ritmo com o segundo set da partida, já o Cruzeiro continuava cometendo os mesmos erros e a falta de marcação permitia ao rival abrir vantagem no placar. O ex-jogador e agora treinador do clube celeste, Filipe Ferraz promoveu alterações na equipe com as entradas do ponteiro Rodriguinho e ainda outro jogador, o levantador Uriarte. Outro atleta do Cruzeiro na partida apresentava boas finalizações em quadra e o consagrado jogador da Seleção Brasileira, o oposto Wallace.
Neste instante, a equipe mandante chegou a empatar o placar em 18×18. Contudo, o que parecia a virada não aconteceu e o Minas pôde reagir no marcador com destaque para o central Mateus Pinta fechar o segundo set da partida em 20×25.
3º set: Cruzeiro mostra reação e diminui a diferença sobre o Minas
O terceiro set em relação aos dois primeiros foi bem diferente em quadra. O Cruzeiro começou muito melhor e o Minas demonstrava maiores erros e falta de marcação com o placar nítido a favor da equipe mandante, ainda mais contando com o grande apoio dos torcedores na quadra do ginásio poliesportivo do Riacho, em Contagem (MG).
Em desvantagem no marcador, o técnico do Minas, Nery Tambeiro resolveu modificar o elenco, promovendo as entradas dos jogadores reservas e poupar os titulares neste momento do jogo. Mesmo realizando o revezamento, o panorama continuava com inteira vantagem por parte do Cruzeiro. O ponteiro cubano Miguel Ángel López chamava atenção com os fortes ataques e foi de suas mãos quem definiu e finalizou o placar em 25×17 com o clube celeste descontando a diferença no placar e levar a partida para o quarto set.
4º set: Minas valente quebra jejum e garante vitória sobre o Cruzeiro
O quarto set foi marcado pelo forte equilíbrio entre os dois clubes mineiros em quadra. Desde o começo as disputas eram constantes e a cada detalhe fazia muita diferença no placar que por diversas vezes mantinha-se empatado. Pelo lado do Minas, o ponteiro Henrique Honorato se destacava com boas finalizações, já o Cruzeiro contando com Wallace também no seu elenco possui outro jogador experiente da Seleção Brasileira, trata-se do central Lucão que fez boas ações com a camisa do clube celeste. O cubano López garantia força nos ataques e com alguns erros no saque.
A partida foi chegando ao seu momento crucial e na parte final em duas falhas pelo lado do Cruzeiro após o placar estar marcando 23×23 proporcionou ao Minas poder fechar o jogo em 23×25 e assim garantir o fim do jejum por ainda não ter derrotado o Cruzeiro neste ano.
Henrique Honorato do Minas Tênis Clube foi eleito o melhor jogador da partida em quadra e recebeu o Troféu Viva Vôlei.
QUE VITÓRIA !!! 🚀💙
Em grande noite, o Itambé Minas venceu o Sada Cruzeiro por 3 sets a 1 (25/21, 25/20, 17/25 e 25/23), em Contagem, pela Superliga 1XBET. O Paredão Azul segue invicto!
🏆 Viva Vôlei: @honorato.
Vamooos, time!! 🔥
💻 Saiba mais em https://t.co/x4F1HK2LKp pic.twitter.com/VEwtEImRKT
— Minas Tênis Clube (@MinasTenisClube) November 14, 2022
Minas x Cruzeiro – E agora?
Com mais uma vitória, o Minas não só recuperou a ponta da tabela pela Superliga Masculina de Vôlei com 14 pontos e ainda está invicto na competição nacional com 5 jogos já disputados. O Cruzeiro com esta derrota em casa figura na 4º posição com 10 pontos. O próximo compromisso do Minas será no sábado dia (19), quando enfrenta o Araguari, na Arena UNIBH. O jogo está marcado para começar às 21h. Já o Cruzeiro joga fora de casa onde vai duelar contra o Guarulhos nesta quinta-feira (17), às 21h30.
Foto destaque: Reprodução/Orlando Bento/Minas Tênis Clube
Jornalista profissional, amante dos esportes, natural do Estado de Minas Gerais, além de ter MBA em Jornalismo Esportivo com experiência em canais de Rádio e TV.