O Minas Tênis Clube conheceu sua segunda derrota seguida pela Superliga Masculina de Vôlei na noite desta quarta-feira (30), na Arena Jaraguá em Santa Catarina (SC), contra a equipe da casa, o Blumenau por 3×1. O clube mineiro voltou a demonstrar os mesmo erros de marcação como ocorreu na partida anterior e, com isso está mais distante do líder e rival Cruzeiro de retornar para ponta da cometição nacional pela 8º rodada.
Assista aos melhores momentos de Blumenau x Minas
1º Set: Blumenau jogando em casa garante vantagem sobre o Minas
A partida começou com tudo para o Blumenau atuando em casa e ainda contando com o apoio dos torcedores vibrando na quadra da Arena Jaraguá. A equipe de Santa Catarina (SC) logo nos primeiros minutos já impôs sua superioridade diante do Minas ao cometer alguns erros no posicionamento perante o rival e falta de ritmo.
A equipe catarinense então chegou até a abrir quatro pontos de vantagem ficando na primeira parte em 11×7. Mas, o Minas foi a luta e controlando a ansiedade por parte dos jogadores em quadra contando com os conselhos e a tática do técnico Nery Tambeiro conseguiu pressionar e a reação aconteceu ao deixar o duelo parelho e igual para ambos. Entretanto, o Blumenau utilizando o fator casa e melhor controle de bola fechou o primeiro set da partida por 25×22 e saindo em vantagem no placar.
2º Set: Blumenau é melhor ao garantir superioridade em relação ao Minas
A segunda etapa foi novamente marcado pela força e superioridade por parte do Blumenau e logo foi notado no começo do jogo. A equipe catarinense abriu uma boa vantagem no placar e o Minas cometendo erros e grandes falhas permitiu ao adversário melhor conforto. Isso foi demonstrado quando o placar registrava 12×3 e quase na metade do set.
O treinador Nery Tambeiro promoveu alterações em sua equipe e os resultados logo foram se concretizando em reação da equipe visitante. O Blumenau mantinha o controle da partida e o placar na metade do set já marcava 18×12. O jogo passava para sua fase final com a boa distância por parte do clube catarinense sempre à frente sobre o Minas.
O resultado foi o mesmo no final do segundo set, após um erro de saque do ponteiro Henrique Honorato garantiu então a vantagem ao Blumenau fechar o placar em 25×21.
3º Set: Minas consegue diminuir o prejuízo contra o Blumenau
O terceiro set foi marcado pelo equilíbrio das duas equipes em quadra. O Minas como ao contrário dos dois períodos anteriores tratou logo de reagir e com isso não permitiu uma vitória fácil do rival Blumenau diante de seus torcedores. Desde o começo, cada ponto era comemorado e as finalizações garantia um bom jogo na Arena Jaraguá.
O duelo chegou por quatro momentos ficar empatado e não tinha de fato uma definição. No momento decisivo, o Minas conduziu melhor as suas jogadas diante do Blumenau para fechar o marcador por 25×23 após um lance de ataque do ponteiro Paulo.
4º Set: Blumenau conquista segunda vitória seguida e o Minas amarga nova derrota
O quarto set da partida foi muito parecido como na etapa anterior, marcado pelas forças e vontade de superação em quadra. O placar demonstrava ponto a ponto da disputa o desejo do Blumenau garantir sua segunda conquista pela Superliga Masculina de Vôlei, mas o Minas queria levar o confronto para o tie-break.
Os lances apresentavam boas finalizações para ambos os lados. A equipe catarinense era melhor no controle das jogadas, enquanto o Minas era mais ágil nos contra-ataques e a cada momento garantia expectativa de saber quem poderia decretar o fim do quarto set?
A resposta aconteceu na parte final depois de dois erros cometidos proporcionados pelos jogadores do clube de Belo Horizonte (MG). O Blumenau percebendo o momento então finalizou com um forte bloqueio o set em 25×23 e confirmar sua vitória sobre o Minas.
FIM DE JOGO!
🏐 Superliga 1XBET Masculina – 4° set
Apan Eleva 3 X 1 Itambé Minas
➡️ Parcial: 23/25 pic.twitter.com/T8J4twSjOy
— Minas Tênis Clube (@MinasTenisClube) December 1, 2022
Blumenau x Minas – E agora?
O Minas após sofrer sua segunda derrota pela Superliga Masculina de Vôlei ficou mais distante com relação ao líder Cruzeiro. A equipe mineira está em segundo na tabela de classificação somando 18 pontos. O próximo desafio pela competição nacional será somente em 2023 na nona rodada, dia (9) de janeiro, mas antes a equipe vai disputar o Campeonato Mundial de Clubes. O Minas Tênis Clube estreia diante do Paykan Club, do Irã, no dia (7) de dezembro, às 18h, no ginásio Divino Braga, em Betim.
O Blumenau com mais esta vitória por sua vez agora ocupa a sexta colocação somando 13 pontos. O desafio seguinte será no domingo (11), onde enfrenta a equipe paulista do São José dos Campos, mas o local será no ginásio Sebastião Cruz (Galegão) às 21h30.
Foto destaque: Reprodução/Orlando Bento/Minas Tênis Clube
Jornalista profissional, amante dos esportes, natural do Estado de Minas Gerais, além de ter MBA em Jornalismo Esportivo com experiência em canais de Rádio e TV.