Nesta quinta-feira (4), a Federação Internacional de Voleibol anunciou os grupos e os participantes do Campeonato Mundial Interclubes de vôlei feminino. A saber, o torneio será disputado entre os dias 15 e 19 de dezembro em Ankara na Turquia. O Praia Clube e o Minas serão os representantes brasileiros.
Quem são os participantes
A princípio, o Dentil/Praia Clube e o Itambé/Minas estão no mundial porque disputaram a última edição do Campeonato Sul-americano e terminaram nas primeiras posições. Antes de tudo, ambos buscam um inédito título mundial.
Além disso, também participam o Conegliano da Itália, atual campeão europeu, Vakifbank da Turquia, que ficou em segundo na disputa continental, o também turco Fenerbahçe e o Altay do Cazaquistão que conquistou o campeonato asiático.
Divisão dos grupos
Primeiramente, os seis competidores foram divididos em dois grupos com três integrantes. Logo, Dentil/Praia Clube, Conegliano e Fenerbahçe ficaram no A, enquanto Itambé/Minas, Altay e Vakifbank , no B. Em suma, o formato do Mundial é simples: passam a fase das semifinais os dois melhores de cada.
Dentil/Praia Clube
De antemão, o Praia Clube caiu no chamado “grupo da morte”. Dessa forma, a missão de chegar às semifinais não será fácil. Assim, as mineiras terão que jogar contra duas fortes equipes.
O Conegliano é o atual campeão italiano e europeu, está a 70 jogos sem perder e tem no elenco uma das melhores jogadoras do mundo, a oposta Paola Egonu. Já o Fenerbahçe conta com os jovens talentos de Arina Fedorovtseva, revelação russa de apenas 17 anos, e a brasileira Ana Cristina.
70 WINS IN A ROW!
Their last defeat was back in Dec 12, 2019! @ImocoVolley is 3 wins away from tying it with @GWR Record Holder 🇹🇷 @vakifbanksk (73).
They'll play 🆚 @UYBAvolley tomorrow 4pm GMT.
📺 Watch the match + all Italian league matches on https://t.co/N4fErwxWhD. pic.twitter.com/ZlHcC5YSPp
— Volleyball World (@volleyballworld) November 5, 2021
Itambé/Minas
Por outro lado, o Minas caiu em um grupo relativamente fácil. Primeiramente, terá como um dos adversários o asiático Altay. Contudo, o Vakifbank é o principal concorrente e também o favorito. A equipe turca conta com o reforço da ponteira Gabi, que já jogou no clube mineiro, e também com a oposta sueca Isabelle Haak.
O Vakifbank foi adversário na final do Mundial de Clubes de 2018, quando o Minas acabou perdendo a decisão para as turcas e ficou com o vice-campeonato. Naquela ocasião, Gabi ainda jogava pela equipe mineira.
Datas dos jogos e como assistir
Grupo A
15/12 – Conegliano x Fenerbahçe, às 12h30
16/12 – Dentil/Praia Clube x Fenerbahçe, às 12h30
17/12 – Dentil/Praia Clube x Conegliano, às 9h
Grupo B
15/12 – Itambé/Minas x Altay, às 9h (horário de Brasília)
16/12 – Vakifbank x Altay, às 9h
17/12 – Itambé/Minas x Vakifbank, às 12h30
Semifinais
18/12 – Primeiro do A x Segundo do B, às 9h
18/12 – Primeiro do B x Segundo do A, às 12h30
Disputa do bronze
19/12 – perdedores das semifinais, às 9h
Final
19/12: vencedores das semifinais, às 12h30
Enfim, não há confirmação se será transmitido em canais brasileiros. Porém, o Campeonato Mundial feminino de clubes poderá ser visto pelo streaming da Federação Internacional, o VolleyballWorld. Ademais, as principais informações sobre o vôlei feminino você acompanha na Esportelândia.
Foto destaque: Divulgação/ Orlando Bento/ Minas Tênis Clube