A atuação decepcionante do capitão Ricardo Lucarelli na partida que eliminou a Seleção Brasileira Masculina do Mundial de Vôlei diante da Sérvia causou bastante discussão.
O ponteiro marcou apenas 6 pontos no duelo e sua entrevista após a derrota acabou gerando comparações com Gabi Guimarães, capitã da Seleção Feminina.
Na visão do ex-líbero Serginho Nogueira, em entrevista exclusiva ao Esportelândia, Lucarelli ainda é importante na equipe de Bernardinho e seu estilo de liderança não pode ser comparado com o de Gabi Guimarães.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Serginho Nogueira defende Lucarelli das críticas
Conversando com o Esportelândia após a eliminação da Seleção Brasileira, o maior campeão da Superliga Masculina, Serginho Nogueira, elogiou a liderança de Lucarelli na equipe de Bernardinho.
O Lucarelli é um atleta de referência neste time. Ele cumpre bem o papel de liderança, chama as rédeas do jogo e ajuda a galera mais jovem.
Não acho que ele esteja em quadra para passear, pelo contrário, ele colabora bastante. Por idade e experiência, ele deve ser essa figura de referência.
Sobre a dificuldade do Brasil em renovar a posição de ponteiro, Serginho acredita que esses jogadores precisam de tempo para evoluir.
Outros atletas têm espaço para crescer nas pontas, mas precisam de tempo. É difícil agradar a todos, ainda mais considerando os comentários nas redes sociais, onde muitas pessoas opinam escondidas atrás da tela e criticam sem conhecer a realidade do time.
Os estilos de liderança de Lucarelli e Gabi Guimarães são diferentes
Após uma derrota, a torcida brasileira sempre procura por vilões. No feminino, Júlia Bergmann foi criticada e, no masculino, foi o capitão Ricardo Lucarelli.
É muito comum alguém ser alvo de críticas pesadas. No feminino, por exemplo, a Júlia Bergmann passou por isso. É um julgamento duro e é preciso ter cabeça boa para segurar a onda. Muita gente fala besteira e se posiciona contra, e cada um tem sua opinião, o que é válido.
Para Serginho, existem tipos de lideranças que são diferentes. No entanto, não devemos comparar o estilo de Lucarelli com o de Gabi Guimarães, por exemplo. Além disso, o ex-líbero comentou sobre os sorrisos do capitão na entrevista após a derrota para a Sérvia.
Em relação ao Lucarelli como capitão, eu acho que ele é muito sereno. É diferente de outros líderes, como a Gabi, no feminino, mas não dá para comparar pessoas com culturas, características e personalidades diferentes.
Se ele sorriu em algum momento, não foi por desdém, mas uma forma de lidar com a derrota. Ele sabe o peso de cair fora de uma competição importante, algo que o Brasil não vivia há anos, e entende os reflexos disso, não só no masculino, mas também na base.
ESSA POSTURA DO LUCARELLI É INACREDITÁVEL, UMA VERGONHA DE CAPITÃO, DANDO RISADA A ENTREVISTA TODA pic.twitter.com/5hE3PZyxWL
— Joe Jonas Corinthiano (@JoeJonasTimao) September 18, 2025
Siga no mundo do vôlei e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
- Estrela de Bernardinho na Seleção Brasileira é anunciada por clube da Superliga Masculina
- Promessa para Zé Roberto! Oposta de 15 anos da Seleção é premiada no Sul-Americano Sub-17
- Improvisado por Bernardinho e sem espaço no Mundial, jogador desabafa: “Decepção e angústia”
- Não são as opostas! Campeã olímpica revela o verdadeiro problema da Seleção Brasileira de Zé Roberto
- Bernardinho tem um ‘ponteiro diamante’ de 2,18m esquecido na Seleção que jogará com bicampeão olímpico