A rainha está de volta. O Pinheiros anunciou, nesta sexta-feira (31), a contratação da bicampeã olímpica de vôlei, Jaqueline, para a disputa da Superliga B 2025/2026.

Aos 41 anos, a ponteira retorna às quadras após quatro anos afastada e reforça o time paulista em busca de reconstrução.

Ela é ídolo, é inspiração e agora veste azul, preto e branco! A rainha Jaqueline chega ao Pinheiros para reforçar a equipe e escrever mais um capítulo na história do clube mais olímpico do Brasil. Bem-vinda à família pinheirense, Queen”, publicou o clube nas redes sociais.

Jaqueline volta ao vôlei quatro anos depois da última partida

Medalhista de ouro com a Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Pequim 2008 e Londres 2012, Jaqueline não atua desde 2021, quando vestiu a camisa do Osasco.

Apesar de estar fora das quadras desde então, ela nunca chegou a anunciar oficialmente sua aposentadoria no vôlei de clubes.

Em 2023, chegou a ser apresentada pelo Campinas para disputar a Superliga C, mas o projeto foi encerrado antes mesmo do início da temporada, por dificuldades financeiras.

A ponteira, então, seguiu envolvida com projetos fora das quadras, sem descartar um possível retorno.

Sua despedida da Seleção Brasileira aconteceu em 2018, após 18 anos defendendo o país. Na época, Jaque explicou que a decisão vinha do desejo de passar mais tempo com o filho, Arthur, então com cinco anos.

Um retorno que começou em tom de brincadeira

Em entrevista ao Pinheiros, Jaqueline revelou que o retorno nasceu de forma espontânea, em uma conversa com o técnico Ângelo Vercesi, seu antigo preparador físico nos tempos de Itália.

Estava quatro anos parada e fazendo trabalhos pós-carreira no vôlei. Eu conheço o Ângelo Vercesi desde os tempos de Itália, ele foi meu preparador físico.

Esses dias eu estava vendo o Campeonato Paulista e vi que ele é o técnico do Pinheiros, aí eu mandei uma mensagem para ele brincando e ele me chamou para treinar aqui para compor o elenco, pois ele estava sem algumas jogadoras.

Isso acendeu aquela luz em mim. Sempre gostei de me cuidar, estou bem, e aceitei a proposta da equipe. O Pinheiros é uma equipe super tradicional. Estou muito feliz por estar aqui e tenho certeza que eu posso somar muito dentro de quadra”, contou Jaqueline.

Pinheiros tenta recomeçar na Superliga B após rebaixamento inédito

O retorno de Jaqueline coincide com o momento mais delicado da história recente do Pinheiros. O tradicional clube paulista foi rebaixado pela primeira vez da Superliga A e vai disputar a Superliga B em 2025/2026, após terminar a última edição na vice-lanterna.

A chegada da bicampeã olímpica representa não apenas um reforço técnico, mas também simbólico. Ídolo, campeã e referência dentro do esporte, Jaqueline volta com a missão de ajudar o Pinheiros a retomar o protagonismo e inspirar uma nova geração de jogadoras.

Siga no mundo do vôlei e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.