Uma das jogadoras mais experientes da Seleção Brasileira, Rosamaria vem sendo um trunfo do técnico Zé Roberto Guimarães, seja como oposta ou até mesmo ponteira.
Sonhando com uma vaga na final do Mundial de Vôlei Feminino, Rosamaria comentou sobre o duelo contra a Itália, rival que bateu o Brasil na final da última VNL.
Na visão da oposta, as italianas não são imbatíveis, apesar de acumularem uma invencibilidade surreal de 34 vitórias consecutivas.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Rosamaria espera que o Brasil chegue ao nível da Itália
Em entrevista para a rádio Band News antes do início do Mundial de Vôlei Feminino, Rosamaria comentou sobre o favoritismo das italianas, mas ressaltou que é possível vencê-las.
Imbatível, eu acredito que não. [A Itália] é uma equipe excelente, que vem fazendo competições incríveis, mas o jogo é jogado. Eu acho que a gente demonstrou nessa final [da VNL] que o nosso grupo está muito bem.
Em seguida, Rosamaria destacou que o Brasil vem estudando para chegar no mesmo patamar da Seleção Italiana.
A gente estudou e está vendo o que precisa ser melhorado para chegar no nível da Itália. Acho sim que elas estão um passo à frente, mas a gente está lutando para chegar lá, assim como todas as outras equipes.
Qual é o histórico do confronto Brasil x Itália no Mundial de Vôlei?
O retrospecto entre Brasil e Itália em Campeonatos Mundiais deixa claro: a vantagem é toda brasileira. Em cinco encontros até hoje, a seleção nunca perdeu.
O primeiro capítulo dessa história foi em 1990, ainda no formato de sets até 15 pontos. Naquela ocasião, o Brasil passou com autoridade: 3 a 0.
Duas décadas depois, no Japão, a cena se repetiu, novo triunfo por 3 a 0. Em 2014, em plena Itália, o equilíbrio apareceu, mas as brasileiras confirmaram a superioridade ao vencer por 3 a 2 na segunda fase.
Mais recentemente, em 2022, os países se enfrentaram duas vezes. Na fase de grupos, em Rotterdam, o Brasil saiu vencedor em uma batalha de cinco sets. Na semifinal, em Apeldoorn, o placar foi 3 a 1, garantindo a invencibilidade no confronto em Mundiais.
No somatório, são cinco jogos, cinco vitórias brasileiras e nenhum resultado positivo para as italianas. Apesar disso, o favoritismo é todo das italianas, que são as atuais campeãs olímpicas e da VNL.
Quando será o jogo entre Brasil e Itália?
A partida entre Brasil e Itália ocorre neste sábado (6). O confronto está marcado para às 9h30 (horário de Brasília).
Siga no mundo do vôlei e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
- ”Queria Rosamaria e Kisy na minha Seleção”, técnico do Mundial elogia opostas de Zé Roberto
- Treinada por Bernardinho e Zé Roberto! Próxima superestrela do Brasil é reserva de Gabi Guimarães na Seleção
- Seleção de Bernardinho perde para a Argentina e torcida detona jogador: “Precisa aposentar”
- “A gente se odiou durante anos”, Bruninho revela o maior rival de sua carreira no vôlei
- Campeão mundial esquece Giba, Bernardinho ou Zé Roberto em Seleção de todos os tempos