A Itália é a maior potência do vôlei na atualidade. Campeões do Mundial na categoria masculina e feminina, o país também tem a liga mais forte do planeta.
Dessa forma, para evoluir, é necessário jogar entre e contra os melhores. Por isso, três promessas de Bernardinho se transferiram para o vôlei italiano: Darlan, Lukas Bergmann e Arthur Bento.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
A força do campeonato italiano vai ajudar a Seleção Brasileira de Bernardinho?
Além dos três jovens, o Brasil também conta com outros dois pilares atuando na liga italiana: o central Flávio Gualberto e o levantador Fernando Cachopa.
Assim, a equipe de Bernardinho terá cinco representantes na melhor liga do mundo. Segundo o treinador, isso é vital para a evolução dos atletas e também da Seleção Brasileira.
A renovação tem que ser um processo. Isso requer tempo, trabalho, conhecimento, vivência, entender a pressão, entender o cenário internacional.
Alguns vão jogar lá fora; poucos dos nossos jogadores jogam lá fora, o que é uma cobrança grande para ser um estrangeiro lá fora.
Muitos dos nossos das últimas gerações foram jogar lá fora, foram se testar lá. Isso é importante também para a seleção. Então, é uma renovação”, afirmou Bernardinho ao Lance.
Essa fala do comandante aconteceu antes do acerto oficial dos três atletas com equipes do vôlei italiano. Assim, parece claro que Bernardinho teve influência na decisão dos jogadores.
O que esperar de Darlan, Lukas Bergmann e Arthur Bento no vôlei italiano?
O Verona de Darlan terminou na quarta posição na última temporada regular do campeonato italiano. O Piacenza de Lukas Bergmann foi o quinto. Enquanto o Modena de Arthur Bento encerrou na sétima posição.
Nos playoffs, Verona e Modena caíram na primeira rodada. O Piacenza foi eliminado pelo Trentino, que acabou campeão.
Darlan no Verona
Darlan chega ao Verona com status de grande aposta. O oposto de 23 anos tem potência e personalidade para ser protagonista, mesmo em um elenco competitivo.
Jogar na Itália deve ajudá-lo a evoluir taticamente e a lidar melhor com defesas mais estruturadas. É o tipo de desafio que pode transformar Darlan em um jogador ainda mais completo para a Seleção.
Lukas Bergmann no Piacenza
No Piacenza, Lukas Bergmann terá a chance de crescer ao lado de grandes jogadores. Ponteiro técnico, com bom passe e leitura de jogo, ele deve ganhar minutos gradualmente e aproveitar a experiência para refinar sua consistência. O objetivo é simples: amadurecer e provar que pode ser titular da Seleção.
Arthur Bento no Modena
Arthur Bento é o mais jovem dos três e talvez o que tenha mais a ganhar com o desafio. No Modena, encontrará uma das torcidas mais exigentes da Itália e um ambiente ideal para acelerar sua evolução.
O ponteiro tem talento bruto e explosão, mas ainda precisa polir detalhes defensivos e de controle. A liga italiana será o melhor laboratório possível para isso.
Siga no mundo do vôlei e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
- “Bernardinho fez reunião de malas prontas com a gente no corredor do hotel após a eliminação”
- Sem títulos há 8 anos, Zé Roberto aposta em nova estratégia para evoluir o vôlei feminino
- “O Bernardinho de antes era ousado! Hoje ele não serve mais para a Seleção”
- Contra a renovação? Gabi Guimarães admite que tentou segurar 2 veteranas na Seleção
- A comparação de Bernardinho com a Seleção de Zé Roberto que se concretizou após o Mundial