O Brasil entrou em quadra na madrugada deste sábado (19) e bateu a Turquia por 3 sets a 1 para conquistar a 9ª vitória consecutiva na Liga das Nações Masculina, com parciais de 25 x 22, 26 x 24, 22 x 25 e 25 x 22.

O técnico Bernardinho ficou satisfeito com a vitória que, como resultado, garantiu a Seleção Brasileira, de forma antecipada e isolada, a liderança da fase classificatória da VNL 2025, sem possibilidade de ser ultrapassada na última rodada.

Darlan foi o grande destaque com 28 pontos. Para o último jogo, contra a Alemanha, Flávio e Alan estarão de volta, enquanto Chizoba e Judson deixam a equipe.

Vitória do Brasil sobre a Turquia garante liderança na VNL

Mesmo poupando Alan e Flávio, Bernardinho viu sua equipe manter o embalo na VNL. Desta vez, quem brilhou foi Darlan, autor de 28 pontos: foram 22 de ataque, 5 de saque e 1 de bloqueio.

Foi um jogo muito bom. Ali no começo dos sets a gente deu um pouco mole, começamos com a guarda um pouco baixa, mas conseguimos reverter isso no 1º e no 2º set. Esse jogo foi bom para dar rodagem para todos. A comissão técnica têm confiança em todos os atletas que estão aqui, nos confiaram essa oportunidade e conseguimos aproveitar bem.

O ponteiro e capitão Lucarelli também apareceu bem, com 13 pontos (11 de ataque, 1 de bloqueio e 1 de saque). O jogador havia ficado de fora nos últimos 4 meses devido à uma lesão no ombro.

Fiquei muito feliz de poder voltar, não via a hora de poder fazer em campo de novo, poder contribuir. Eu acho que foi fácil pelo grupo que a gente tem. Todo mundo se ajuda. No início, eles estavam me dando força, porque, mesmo sendo experiente, eu estava sem jogar há um bom tempo. Essa vitória foi importante para garantir o 1º lugar. O segundo set a gente se recuperou, isso mostra muito a força mental que esse grupo vem apresentando.

Arthur Bento contribuiu com 11 pontos de ataque, enquanto o central Judson marcou 8 (6 de ataque, 1 de bloqueio e 1 de saque). Outra peça da rotação, o oposto Chizoba, entrou em quadra e somou 5 pontos (3 de ataque e 2 de saque). Com o trabalho coletivo, o Brasil fechou mais uma grande atuação.

Alan e Flávio voltam para a partida contra a Alemanha, Chizoba e Judson saem

Após serem poupados no duelo contra a Turquia, Alan e Flávio estão confirmados para o jogo contra a Alemanha, que acontece às 2h30 da madrugada de domingo (20).

Os dois ficaram fora do penúltimo jogo por decisão estratégica da comissão técnica, devido ao acúmulo de partidas. Para abrir espaço aos retornos, Judson e Chizoba foram cortados da última rodada da fase classificatória.

Os convocados para Brasil x Turquia:

  • Levantadores: Matheus Brasília e Fernando Cachopa
  • Opostos: Darlan Souza e Alan Souza
  • Ponteiros: Adriano Xavier, Arthur Bento, Henrique Honorato, Lukas Bergmann, Ricardo Lucarelli e Maicon França
  • Centrais: Flávio Gualberto, Matheus Pinta e Thiery Oliveira
  • Líbero: Maique Nascimento

Bernardinho prioriza rodagem e gestão física

Após a vitória anterior sobre o Japão, Bernardinho já havia sinalizado que faria ajustes na equipe, o que se repete contra a Alemanha, no domingo (20), na última partida da fase classificatória da VNL 2025.

Foi um jogo duro. A Turquia jogou bem, jogou solta, defendendo, com bom volume. O número 9, Mandıracı, no saque foi espetacular, impôs muita dificuldade para a gente, mas foi uma boa oportunidade para poder repousar alguns jogadores que estavam precisando, por questões físicas: Alan, Flávio, Honorato…

E a oportunidade de alguns jogadores jogarem: Arthur Bento, que vinha jogando pouco, entrou, jogou muito bem. O Pinta, como também o Thiery. Se revezaram como centrais. E o Darlan, que ocupou uma posição de destaque. No final, com saques espetaculares que nos deu condição de ganhar o último set.

Para Bernardinho, o grande destaque do jogo foi a volta do capitão Lucarelli, que estava lesionado e perdeu os últimos 4 meses se recuperando:

O grande destaque destaque desta partida foi a volta de Lucarelli. Depois de 3 ou 4 meses sem jogar, com uma contusão no ombro bastante preocupante, voltou, com um 4º set muito duro, mas jogou muito bem e mostra que está em condições de ajudar o time.

Amanhã ele vai ter, de novo, que voltar pra líbero, até porque, jogar 4 sets dessa maneira, no dia seguinte tem que dar uma pausa para poder pensar nas finais na China.

Quando é o próximo jogo do Brasil na VNL?

A última partida da fase classificatória será contra a Alemanha, no domingo (20), às 2h30 da madrugada (horário de Brasília). Com a liderança já garantida, o Brasil jogará apenas para manter o embalo antes do mata-mata.

Continue no Esportelândia e fique por dentro das melhores histórias do vôlei:

Eric Filardi Content Coordinator

Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.