O calendário do vôlei de praia de 2024 foi divulgado, na última sexta-feira (15), com as datas e locais de cada uma das etapas do Circuito Mundial de Vôlei de praia.

Entre os países, o Brasil será palco de quatro das 18 etapas. O primeiro palco será Recife, em Pernambuco. A cidade receberá o Circuito Mundial de Vôlei entre os dias 20 e 24 de março. Em seguida, Saquarema, no Rio de Janeiro, será a sede de mais um Challenge. As disputas serão entre os dias 27 e 31 do mesmo mês.

Em maio, entre os dias 1º e 5, será a vez de mais uma cidade do Nordeste receber os melhores atletas de vôlei de praia. A cidade será Natal, no Rio Grande do Norte. Por fim, já em outubro, entre os dias 17 e 20, a cidade de João Pessoa, na Paraíba, será a quarta sede brasileira da competição.

Com exceção de Natal, as cidades serão sedes do Challenge, torneio que visa o acesso ao nível Elite 16. Já a cidade do Rio Grande do Norte será o palco do próprio Elite 16, que é o nível mais elevado do Beach Pro Tour.

Duplas brasileiras estiveram no pódio em quase todas as etapas no Brasil

Nos últimos anos, o Brasil foi palco de etapas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e retrospecto das duplas brasileiras é animador. Em 2022, houve duas etapas no país, em Itapema e Uberlândia.

Em Itapema, a dupla brasileira André e George ficou com o ouro. Enquanto, no feminino, Andressa e Vitória garantiram a medalha de bronze.

Já em Uberlândia, André e George ficaram novamente no topo, enquanto Pedro Solberg e Arthur Lanci foram medalhas de prata. E o pódio feminino teve apenas brasileiras. Isso porque Duda e Ana Patrícia ficaram com o ouro, enquanto a prata foi para Andressa e Vitória e o bronze, para Bárbara Seixas e Carol Solberg.

No ano seguinte, foram quatro etapas no Brasil. Novamente em Itapema e mais um ouro para André e George. Em Saquarema, o topo ficou com Evandro e Arthur Lanci.

Em Miguel Pereira, no Rio de Janeiro, a medalha de ouro não foi brasileira, mas as de prata e de bronze, sim. O segundo lugar ficou com Gabriel dos Reis e Felipe e o terceiro, com Heitor e Vinicius. Por outro lado, João Pessoa foi a única sem brasileiros.

No feminino, na etapa de Itapema, Carol Solberg e Bárbara Seixas ficaram com a prata. Nas outras três etapas no Brasil, o pódio teve predominância das duplas nacionais.

Isso porque, em Saquarema, Tainá e Victória ficaram com a prata e Andressa e Vitória, com o bronze. Em Miguel Pereira, no topo, tivemos Carolina Horta e Ana Luiza. Já o bronze foi de Flávia Moura e Fabrine Conceição.

Por fim, em João Pessoa, as donas da medalha de ouro foram Ana Patrícia e Duda, que venceram Carol Solberg e Bárbara Seixas, que ficaram com a medalha de prata na etapa.