Um esporte popular entre os povos indígenas e que Marcus D'Almeida conseguiu que todos os holofotes nacionais prestigiassem a modalidade. Principalmente em 2023, o atleta ganhou destaque ao integrar uma seleta lista entre os melhores atletas do mundo no tiro com arco.

O ano que está chegando ao fim pode ser considerado como histórico para carreira do brasileiro já que acumulou várias conquistas, entre elas, conquistou a liderança do ranking do esporte.

Marcus D'Almeida
Foto: Divulgação/World Archery

Marcus D'Almeida revela fatores que o tornaram nº1 do mundo

Ao falar sobre sua trajetória, Marcus D'Almeida destaca a importância do tempo em seu desenvolvimento. Segundo o atleta, o amadurecimento foi um fator chave para evolução esportiva.

Ele pontua que alcançar o status de número 1 do mundo não é algo fácil e nem vem do nada, tudo é merecimento que requer dedicação e paciência.

Jogos Olímpicos no X: “O melhor do mundo é do Brasil-sil-sil! 🏹🇧🇷 A flechada certeira do Marcus D'Almeida para ser campeão na Copa do Mundo de Tiro com Arco! 🥇🎯 https://t.co/C9SiIWs0Te” / X (twitter.com)

Eu acho que foi o fator tempo mesmo, tempo de preparo. Consegui amadurecimento, né? Não mudei nada não. Não teve grandes mudanças e sim uma evolução e tanto que são necessárias para se tornar o número um do mundo. Não é da noite pro dia que isso acontece. São anos de trabalho e anos de resultado, né? É um acúmulo de resultados. Tornar-se número um do mundo demanda tempo.

O atleta chegou ao ápice em 2023 com suas conquistas, primeiro veio a liderança do ranking e em maio, sagrou-se campeão na etapa da Copa do Mundo na China, além da vitória na final do evento em Hermosillo, México, em setembro.

Olímpiadas em Paris 2024

Com a medalha de bronze conquistada no Mundial de Berlim, a vaga do Brasil nos jogos Olímpicos de Paris 2024 já está garantida.

Marcus D'Almeida torce para que sua participação nas Olímpiadas seja muito positiva e analisou como acertada a escolha para realização das provas da modalidade.

Acho que vai ser bom lá. Acho que vai ser ‘verãozão' bem parecido com Rio, é bem quente lá. É uma cidade que eu gosto, é impossível alguém não gostar também, né? E eu espero só coisas boas de lá. Quando eu atirei lá no campo da final, no “Parc des Invalides” eu me senti bem, me senti num lugar legal. Adoro atirar em gramado, adoro atirar lugar aberto, não gosto muito quando é estádio, essas coisas, lá é um lugar aberto, é gramado, acho que tem conexão com o tiro com arco. Achei bom o lugar que escolheram.

Os jogos Olímpicos de Paris terão inicio no dia 26 de julho de 2024 e a data de encerramento está marcada para 11 de agosto, ao todo serão 19 dias de competições.