Em meio a um início promissor de João Fonseca e Bia Haddad em Wimbledon nos últimos dias, um episódio negativo envergonhou algumas pessoas da comunidade do tênis. Em uma fala contundente, o ex-tenista Fernando Meligeni não poupou críticas aos torcedores que interromperam a concentração de Bia Haddad e a Rebecca Sramkova.
Na estreia em Wimbledon 2025, durante a partida, uma dupla de torcedores ficou provando a atleta da Eslováquia e acabou gerando um desconforto no duelo. Isso fez com que a rival da brasileira pedisse para o torcedor parar ou ia pedir para ele ser retirado do jogo.
Vocês são uma vergonha!
Ver essa foto no Instagram
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Meligeni define “vergonha” nas arquibancadas por parte dos torcedores brasileiro em Wimbledon
Fernando Meligeni não mediu palavras ao afirmar que o ato dos torcedores não se trata de torcida, mas sim de “vergonha”. Para ele, Bia Haddad, João Fonseca e todos os atletas brasileiros sentem vergonha de atitudes que ultrapassam os limites do respeito.
Que me desculpem os brasileiros, mas isso não pode. Porque quem é prejudicado é um atleta. Até o brasileiro, até o Fonseca, até a Bia Haddad.
Isso não é torcer. Isso é uma vergonha. Não dá. Não dá pra deixar e passar a mão, passar pano numa pessoa porque acha que pode falar o que quer.
“Ah, é que aqui é Brasil”. Isso não. Isso é uma pessoa mal-educada. Uma pessoa dessa não deveria nem entrar num campeonato como Wimbledon. Quer fazer isso, faz isso no futebol, no vôlei!
A polêmica começou quando, após um erro de Rebecca Chirankova, torcedores brasileiros começaram a provocá-la com gritos e ofensas, mesmo após pedido de silêncio. A eslovaca chegou a confrontá-los, e um integrante de sua equipe pressionou pela retirada dos envolvidos.
Logo depois de errar uma paralela, a tenista eslovaca se aproximou da arquibancada. O ângulo da transmissão não pegou a imagem, mas, na verdade, ela estava falando bem de perto com esse torcedor brasileiro de camisa verde e falou:
Se você continuar falando, vou pedir pra te retirar.
O que Meligeni destacou sobre Bia Haddad e João Fonseca?
O comentarista ressaltou que tanto Bia quanto João carregam a responsabilidade de representar o país com dignidade, dentro e fora de quadra.
Segundo Meligeni, não se trata apenas de pressionar, mas de preservar o respeito pelo trabalho dos atletas, independentemente de serem brasileiros ou estrangeiros.
A Bia Haddad tem vergonha. Ela não vai falar, mas tem vergonha de uma pessoa dessa. O Fonseca tem vergonha de uma pessoa dessa. Eu tenho e todos os atletas têm.
O crescimento do “torcedor de futebol” no tênis cresceu exponencialmente deste que João Fonseca surgiu como novo fenômeno da modalidade, furando a bolha e levando torcida de outros esportes a acompanhar.
O que o torcedor brasileiro disse na partida de Bia Haddad e Rebecca Šramková em Wimbledon?
O torcedor brasileiro presente em Wimbledon era torcedor do Botafogo e até usou a vitória sobre o Paris Saint-Germain na Copa do Mundo de Clubes da Fifa para mostrar como é o torcedor brasileiro, expondo que é um jeito de torcedor colocando pressão:
A Bia nunca vai perder pra eslovaca aqui dentro. Não vai! Não vai! Aqui é Beatriz, Porr@! Eu sou torcedor do Botafogo e a gente ganhou do PSG porque? Porque a nossa torcida cantou pra car@#$%… Então, é diferente. O Brasil é diferente! Ela está aqui! A Rebecca é 40 do mundo. Ela tem que sentir a pressão. E é pressão aqui! Não vai ganhar do Brasil. Aqui não ganha do Brasil!
Bia Haddad foi eliminada na 2ª rodada de Wimbledon
Continue no Esportelândia para mais episódios marcantes do tênis nacional e internacional:
- Meligeni sobre Bia Haddad: “Algo está errado! Ela está olhando para baixo e sentindo vergonha?”
- Nem Alcaraz, nem Sinner conseguiram! João Fonseca atinge feito INÉDITO em Wimbledon desde 2011
- Por que João Fonseca pediu desculpas após vencer Jacob Fearnley em Wimbledon?
- João Fonseca supera lista de espera para novo torneio e busca quebrar tabu na ATP