Antes de mais nada, a três meses do torneio de Wimbledon está sendo discutida a possibilidade de vetar atletas Russos e Belarrusos. Nesse sentido, os atletas iram jogar com escudo neutro.
“Ninguém com a bandeira da Rússia deve ser autorizado a jogar. Precisamos de alguma garantia potencial de que eles não são apoiadores de Vladimir Putin. Estamos considerando quais requisitos podemos precisar para tentar obter algumas garantias nesse sentido – Afirmou Nigel Huddleston Ministro dos Esportes no Reino Unido
De antemão, desde do início do confronto entre Ucrânia e Rússia, atletas dos países estão proibidos de atuar como representantes Russos e Belarrussos. Contudo, podem atuar como atletas neutros.
A saber, Nigel Huddleston encerrou dizendo que acha difícil o retorno dos países para as competições tradicionais. Além disso, fez questão de frisar os eventos em solo russo.
” Eu acho que vai levar um tempo (para russos e belarussos serem readmitidos no esporte), incluindo a Rússia não poder sediar grandes eventos esportivos, o que pode levar muitos e muitos anos no futuro. Além disso, acho que vai demorar um bom tempo até recebermos a Rússia de volta ao cenário esportivo mundial” – Finalizou o mandatário sobre a participação dos Russos em Wimbledon
Por fim, vale lembrar que a Rússia tem sofrido sanções comerciais e politicas de todos os países envolvidos na OTAN. Contudo, vale lembrar que as mesmas aconteceram devido a invasão na Ucrânia a 20 dias.